Portugal
"O melhor jogador do Benfica foi o árbitro Artur Soares Dias"
2023-11-13 09:25:00
"Aos 10 minutos já se sabia que o Sporting não ia acabar com 11", diz ex-ministro da Economia António Pires de Lima

O Sporting foi do céu ao inferno na Luz em poucos minutos e viu escapar-lhe uma vantagem no marcador e na classificação, em pouco tempo. Quando tudo levava a acreditar que o leão ia sair da Luz com os três pontos, o Benfica conseguiu resgatar o empate, primeiro, e depois a vitória, deixando perplexos os sportinguistas, que jogaram grande parte do segundo tempo reduzidos a 10, por expulsão de Gonçalo Inácio, depois de ver um segundo amarelo e respetivo cartão vermelho.

Para o ex-ministro da Economia, o Sporting saiu de casa do rival derrotado porque o Benfica teve "Artur Soares Dias" no campo a apitar a partida entre os eternos rivais lisboetas.

"O melhor jogador do Benfica neste jogo foi mesmo o árbitro Artur Soares Dias", afirmou Pires de Lima, reconhecendo que, como sportinguista, "obviamente, custa muito perder assim".

Contudo, o antigo ministro da Economia admite que cedo percebeu que o Sporting não ia sair de casa do adversário com 11 jogadores em campo durante os 90 minutos e os descontos.

"Aos 10 minutos já se sabia que o Sporting não ia acabar com 11", comentou António Pires de Lima, realçando que, porém, o emblema de Alvalade sai do dérbi contra o Benfica "de cabeça erguida".

Isto depois de uma "demonstração de grande espírito coletivo do Sporting", referiu ainda Pires de Lima, em declarações ao Record, onde também falou o ex-dirigente verde e branco Carlos Barbosa da Cruz, lamentando que Gonçalo Inácio tivesse sido "anjinho".

"Depois, foi Artur Soares Dias no seu melhor", apontou o advogado e antigo dirigente dos leões Carlos Barbosa da Cruz, sublinhando que o Sporting acabou por "quebrar fisicamente nos descontos".

A pressa do central benfiquista António Silva

De resto, foi nesse período que o Benfica protagonizou a reviravolta no marcador. Aos 90 minutos, o Sporting vencia por 1-0 mas João Neves ainda teve tempo para empatar a partida.

O internacional português e quase toda a equipa foi à loucura com o golo, mas António Silva rapidamente puxou os colegas para o meio-campo encarnado, no sentido de a partida ser reatada.

E a verdade é que António Silva acabaria por ver a sua pressa valer a pena, visto que o Benfica ainda chegaria ao golo nos instantes finais da partida, com um remate certeiro do nórdico Casper Tengsted, levando a Luz à loucura total com invasão de campo de alguns adeptos que abraçaram os jogadores encarnados.