Portugal
"O Luís Gonçalves merece uma remuneração adicional pela coreografia"
2023-03-06 11:55:00
Ex-dirigente do Sporting comenta verbas auferidas pelos administradores da SAD do FC Porto

Os vencimentos auferidos pelos administradores da SAD do FC Porto têm dado que falar, nos últimos dias, dado que o clube tem enfrentado problemas financeiros, com reflexo no plantel e na abordagem ao mercado de transferências. E entre portistas têm sido apresentadas interrogações pela forma como a gestão das contas portistas é feita.

Só que os vencimentos que a que têm direito os administradores da SAD azul e branca têm sido acompanhados com atenção pelos rivais, nomeadamente Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do Sporting, que acredita que existe pelo menos um dos administradores da SAD, Luís Gonçalves, que justificava até levar para casa um suplemento extra.

"O engenheiro Luís Gonçalves merece suplemento de coreografia e acho que merece ter uma remuneração adicional", atirou Carlos Barbosa da Cruz.

Em declarações na CMTV, o antigo dirigente leonino disse que não compreende os valores que o relatório e contas semestral da SAD do FC Porto reporta ao nível de vencimentos e prémios para a administração face ao contexto económico dos cofres portistas.

"Agora relativamente a esta matéria eu olho para aquelas profissões de fé de bater no peito e 'FC Porto até morrer'. E olho para estes números e acho que isto não bate certo", admitiu Carlos Barbosa da Cruz.

"Há aqui qualquer coisa. Como é que é possível que numa sociedade com este perfil de passivo elevado, um fair-play financeiro em que vendeu um jogador muito abaixo do valor para fugir à disciplina da UEFA, como é que pratica estes níveis de salários?", pergunta Carlos Barbosa da Cruz.

"É esta a interrogação que eu deixo", concluiu o antigo dirigente do emblema de Alvalade, esperando que a questão tenha uma resposta por parte da estrutra azul e branca.

Em comunicado oficial, o clube da Invicta já se justificou, sublinhando que "o acréscimo de remuneração se refere ao prémio anual de gestão a que tiveram direito os cinco administradores executivos pela vitória no campeonato nacional na época 2021/2022 e consequente acesso à Liga dos Campeões".

"No valor bruto total de 1,6 milhões de euros, a que corresponde o valor líquido aproximado de 800 mil euros, tal como aprovado previamente pelos órgãos sociais competentes", acrescenta ainda o comunicado do FC Porto.

Fazem parte da estrutura administrativa os seguintes nomes, a saber: Pinto da Costa, Fernando Gomes, Adelino Caldeira, Vítor Baía e Luís Gonçalves como administradores executivos. Já Cristina Azevedo, Manuela Aguiar e Rita Moreira exercem funções não executivas na SAD do FC Porto.