Portugal
"O João Neves é o chamado jogador à Porto, como dizia o Pinto da Costa"
2023-05-09 10:55:00
"Levou o Moutinho para lá por causa disso", avisa ex-dirigente leonino

João Neves é a estrela do momento no Estádio da Luz. O jovem tem encantado a plateia encarnada com as suas exibições no meio-campo das águias e pegou na batuta como um 'maestro' numa sala de espetáculos. Os elogios ao jovem algarvio de Tavira não param e até do lado verde de Lisboa há quem admita que o menino encarnado tem capacidade para triunfar no mundo do futebol.

Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, vê João Neves com talento para se fixar na Luz como um jovem com potencial, até porque, alguns dizem que "o João Neves faz lembrar o João Moutinho em tudo". Só que Dias Ferreira avisa que, se assim for, é preciso cautelas.

"O João Neves é o chamado jogador à Porto, como dizia o Pinto da Costa", referiu Dias Ferreira, em declarações no canal A Bola TV, recordando que Pinto da Costa cedo percebeu o potencial de João Moutinho e acabou por ir buscá-lo a Alvalade.

"Ele dizia isso do João Moutinho e levou-o para lá por causa disso", lembrou Dias Ferreira, antigo dirigente do Sporting, num comentário sobre João Neves, que foi lançado por Roger Schmidt na equipa principal das águias e tem vindo, aos poucos, a somar minutos de águia ao peito.

"João Neves dá-nos algo especial"

Nas últimas jornadas, João Neves passou mesmo a ser titular na equipa que lidera o campeonato nacional em Portugal e há quem veja que do onze já não sairá.

De resto, Roger Schmidt mostra-se maravilhado com o camisola 87 do clube encarnado. "Neste momento, João Neves está muito bem e já tinha estado quando saltava do banco. Depois dei-lhe a oportunidade no onze e, neste momento, ele dá-nos algo especial".

O técnico alemão das águias referiu aos jornalistas que João Neves "traz frescura e é muito completo aos 18 anos". "É muito bom com bola e na pressão, também taticamente e no posicionamento. Lê bem o jogo e também é útil no aspeto físico. Na minha opinião, ele é muito importante para nós", disse Roger Schmidt, não deixando de elogiar também Florentino Luís.

"O Florentino tem sido um jogador-chave esta época, mas também é a primeira vez na carreira que faz tantos jogos. Ele estava um pouco cansado e tomei a decisão de escolher entre Florentino, Chiquinho e João Neves", salientou Schmidt, prosseguindo a sua ideia.

"Chiquinho ficou de fora na semana passada e dei-lhe a titularidade. Florentino entrou e esteve bem, também há fases diferentes numa temporada e nem sempre estão todos na melhor forma".