A carreira de João Félix está num impasse. O jogador treina sob as ordens de Diego Simeone no Atlético de Madrid mas a sua continuidade nos 'colchoneros' está quase descartada, uma vez que o técnico não conta com o jovem português pelo qual os 'rojiblancos' pagaram 126 milhões de euros, em 2019.
Depois de meia temporada por empréstimo no Chelsea, João Félix regressou a Madrid mas a estadia na capital espanhola poderá não se prolongar muito mais, procurando o empresário Jorge Mendes uma solução para o internacional português continuar a sua carreira de futebolista.
Jorge Castelo, professor no curso de treinadores e antigo colaborador de Benfica e Sporting, entre outros clubes, aconselha João Félix a mudar de atitude.
"O João Félix é um jogador de talento. O problema é que o João Félix não quer demonstrar o seu talento em todos os jogos e em todos os momentos e, se calhar, também no processo de treino. Essa é que é a questão", adiantou Jorge Castelo.
Em declarações no canal A Bola TV, Jorge Castelo salientou que "não está aqui em causa a qualidade do jogador". "Está aqui em causa o comprometimento que ele tem com o grupo. Essa é que é a grande diferença", indicou.
"Antes dizia-se que era o Simeone que tinha um jogo, e tem, que não é para o João Félix. Mas depois também foi cair num clube em que também não tinha equipa e ele até poderia demonstrar muito mais as suas aptências e as suas capacidades. As coisas não saíram bem e o treinador disse logo que também não queria", sustentou, realçando que o português tem de deixar de fazer "birrazinhas".
"É uma coisa que vai passando de treinador em treinador. O João Félix tem que por os pezinhos no chão e lembrar-se que é um talento, é, mas tem de o demonstrar em todos os jogos e em todos os os treinos e deixar-se daquelas birrazinhas que vimos atirando o colete para o chão e dizendo aquilo que quer dizer", comentou Jorge Castelo.
Por outro lado, este avisou o jogador dos 'colchoneros' que terá de mudar, visto que "os treinadores não vão mudar" para satisfazer João Félix.
Sobre o atual momento de João Félix falou, entretanto, Carlos Sequeira, pai do jogador, apelando a que não se criem expectativas que podem não se concretizar, como a de ser colocado na rota do Benfica.
“O João tem o empresário que lida com isso, o Jorge [Mendes]. Eles é que estão a tratar disso, eu não tenho nada de concreto sobre isso. Nem gosto muito que me digam que há esta ou aquela possibilidade, porque depois criam-se expectativas que podem não sair realizadas”, disse Carlos Sequeira, em declarações à Renascença.
"Quem não gostava de ver o João Félix no Benfica?"
O presidente do Benfica também comentou o interesse que se vai falando de ter o internacional português de regresso ao clube da Luz nesta nova temporada.
"Quem não gostava de ver o João Félix no Benfica? No Benfica e em qualquer lado", afirmou Rui Costa, em declarações aos jornalistas à chegada ao estágio de pré-época dos campeões nacionais em Inglaterra.
O presidente do Benfica salientou que João Félix "é um excelente jogador, um ser humano fantástico". Além disso, Rui Costa desejou felicidades a João Félix.
"O que podemos desejar é que tenha o melhor do mundo, merece-o, pelo que tem feito e pelo ser humano que é. Merece tudo de bom", acrescentou Rui Costa.