Portugal
"O Gonçalo Inácio é um relógio certinho, raramente inventa"
2022-10-10 15:50:00
"Tem mantido uma regularidade muito grande e é isso que se quer nas grandes equipas", diz glória verde e branca

O futebol português vive um momento curioso em que os chamados três grandes têm nas suas fileiras três jovens centrais portugueses cujo futuro é promissor. A crítica vaticina carreiras recheadas de sucesso assim António Silva no Benfica, David Carmo no FC Porto e Gonçalo Inácio no Sporting consigam comprovar as projeções apontadas.

No caso de Gonçalo Inácio, o jovem central é aquele já com maior currículo ao nível de troféus conquistados, destacando-se, desde logo e em primeiro lugar, um campeonato nacional. Gonçalo Inácio foi aposta de Rúben Amorim e pertenceu ao lote de indiscutíveis do técnico sportinguista no ano da conquista do título em 2020/21.

Com Seba Coates e umas vezes com Feddal outras com Luís Neto, Gonçalo Inácio foi uma das peças fundamentais no rigor defensivo do Sporting campeão numa defesa com três centrais.

Neste momento, vários têm sido os jogadores a passar pela defesa do Sporting mas Gonçalo Inácio continua com um dos indiscutíveis e Manuel Fernandes, antiga glória leonina, diz que a aposta em Gonçalo Inácio irá manter-se em Alvalade dadas as características que o jovem formado no Sporting apresenta.

Para Manuel Fernandes, habituado durante a carreira de jogador a tentar desenvencilhar-se de defesas adversários, quem olha para Gonçalo Inácio vê um central que funciona como uma espécie de relógio.

"O Gonçalo Inácio umas vezes joga do lado esquerdo, outras vezes joga do lado direito ou no meio mas é um miúdo que é um relógio certinho, raramente inventa", comentou Manuel Fernandes.

Em declarações na Sporting TV, a antiga glória verde e branca referiu por isso que Gonçalo Inácio merece ter a atenção do selecionador nacional.

"Tem mantido uma regularidade muito grande e é isso que se quer nas grandes equipas. Apesar de ter 21 anos já tem alguma experiência", disse Manuel Fernandes, no canal oficial de televisão do clube liderado por Frederico Varandas.

Gonçalo Inácio tem contrato válido com a SAD verde e branca até 2026. O central está blindado com uma cláusula de rescisão fixada em 45 milhões de euros.

O jogador nascido no Seixal mas residente no bairro de Miratejo começou a jogar futebol aos quatro anos de idade, então na Escola de Futebol de Fernando Chalana e está no clube de Alvalade há 10 anos. No Sporting, a nível do futebol senior, o central Gonçalo Inácio já conquistou um campeonato português, uma Supertaça Cândido de Oliveira e duas edições da Taça da Liga.