Portugal
"O futebol é um desporto repleto de mistérios difíceis de desvendar"
2023-09-26 14:35:00
"Até ao momento, a invasão continua impune aos olhos da justiça", lembra conhecido adepto encarnado Mauro Xavier

Artur Soares Dias é um dos árbitros mais experientes do quadro atual do Conselho de Arbitragem e o seu nome vai-se perfilando para apitar o clássico da Luz entre Benfica e FC Porto, coisa que Mauro Xavier, gestor e conhecido adepto encarnado, espera que não venha a acontecer, até porque vê que o árbitro da Associação de Futebol do Porto tem um histórico depois que ocorreu uma visita ao centro de treinos da Maia, nos arredores do Porto, por adeptos alegadamente afetos ao FC Porto, em 2017, antes de um jogo dos dragões.

"Até ao momento, a invasão continua impune aos olhos da justiça, mas, nos cinco jogos entre Benfica e FC Porto antes desse incidente, a balança contava com duas vitórias para cada equipa", refere Mauro Xavier, em artigo de opinião que assina no Record, onde deu conta de que "o futebol é um desporto repleto de mistérios difíceis de desvendar".

"Este é mais um deles", disse o gestor, realçando que depois dessa visita ao centro de treinos dos árbitros na Maia, Artur Soares Dias apitou "oito jogos entre FC Porto e Benfica ou Sporting". "Desses oito, só por uma vez o FC Porto não venceu", recordou Mauro Xavier.

"Resta descobrir se o Conselho de Arbitragem insistirá na nomeação de um árbitro que já demonstrou não ter capacidade para estes momentos", avisou o gestor que é adepto do benfiquista.

No dia em que ocorreu essa visita, amplamente divulgada na altura pela comunicação social, no local estava igualmente José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Na ocasião, o árbitro Artur Soares Dias estava nomeado para dirigir, no sábado seguinte, o duelo entre o Paços de Ferreira e o FC Porto, em partida a contar para a 16.ª jornada da I Liga.

No mesmo dia, na Maia, Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, falou à imprensa, e negou que a dita visita tivesse sido pensada pela claque do FC Porto.

Mais tarde, recorde-se, os Super Dragões voltaram a negar o seu envolvimento na visita ao centro de treinos dos árbitros na cidade da Maia.

"É absolutamente falso que algum árbitro tenha sido incomodado por algum elemento da nossa claque. Aliás, na famigerada 'invasão à Maia', da qual continuamos a desconhecer qualquer queixa, investigação, identificação ou acusação, é bom não esquecer que no próprio dia dos alegados factos, o líder Fernando Madureira falou aos órgãos de comunicação social junto ao centro de treinos da Maia, numa demonstração clara de boa fé e de que qualquer ato menos correcto jamais seria tolerado pela claque", disseram os Super Dragões em comunicado, em abril de 2019.