Depois dos compromissos das seleções, regressam os jogos de clubes e no FC Porto alguns jogadores 'reclamam' por mais minutos na sequência daquilo que mostraram ao serviço das equipas nacionais, como é o caso de Francisco Conceição que se apresentou em destaque na Seleção de sub-21 de Portugal. Contudo, o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, realçou, em conferência de imprensa, que só os jogos pelas seleções não contam para a sua avaliação relativamente a quem deve ser aposta nos duelos dos azuis e brancos. E nessa equação há outras coisas mais a valer para se saber quem joga ou não de dragão ao peito.
"Toda a gente que faz parte do plantel e da equipa A e B podem ter oportunidades. Que os jogadores façam boas exibições na seleção, é algo que nos deixa contentes, obviamente. Se isso lhes dá o direito de achar que podem chegar ao clube e jogar, não é assim", alertou Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, em declarações aos jornalistas.
Sobre Francisco Conceição e do momento do jogador do FC Porto falou também Carlos Barbosa da Cruz, ex-dirigente do Sporting, clube que Francisco Conceição representou na formação, para salientar que o jogador portista é uma "'muleta'" de Medhi Taremi.
"Claramente, o Francisco Conceição, independentemente da sua qualidade futebolística, que a tem e que aprendeu em Alvalade ou em Alcochete, é uma 'muleta' do Taremi naquilo que a gente sabe que ele faz bem", afirmou Carlos Barbosa da Cruz, concretizando depois sobre aquilo a que se estava a referir.
"Estou a falar que o FC Porto tem, neste momento, os maiores cavadores de penáltis do futebol português", declarou o advogado e ex-dirigente do emblema verde e branco, que falava em declarações na CMTV.
Aí, Carlos Barbosa da Cruz deu conta de que a entrada em jogo de Francisco Conceição poderá acontecer nos duelos numa lógica que este tem visto acontecer em anos anteriores nos portistas.
"Francisco entrava para ver se conseguia provocar um penálti"
"Eu encarava a utilização do Francisco Conceição como aconteceu há dois anos, em que o Francisco Conceição entrava nos dez minutos finais, nos dez minutos de aflição para ver se, com o seu estilo próprio de futebol, conseguia provocar um penálti", comentou Carlos Barbosa da Cruz.
Nesse sentido, o antigo dirigente do Sporting diz que tem memória daquilo que acontecia. "Eu lembro-me do Marítimo, do Estoril e de uma série de jogos em que ele entrou nessas condições", concluiu Carlos Barbosa da Cruz a este propósito.
Francisco Conceição regressou ao FC Porto na última janela de transferências por empréstimo do Ajax, dos Países Baixos. O jovem internacional pelas seleções mais jovens de Portugal tenta convencer a SAD portista a avançar para a sua contratação definitiva.