Portugal
“O FC Porto é isto. A mística é isto. É o Pepe”
Redação
2021-04-23 09:35:00
Conceição faz um grande elogio ao defesa-central do FC Porto, que voltou a liderar a equipa com a solidez habitual 

Sete vitórias consecutivas do FC Porto na I Liga, as três mais recentes com ‘folha limpa’ na defesa, onde Pepe assume o papel de líder. Sérgio Conceição foi confrontado, na conferência de imprensa, após o triunfo dos dragões diante do Vitória de Guimarães, com mais uma boa exibição do central. E o treinador portista acabou a falar de mística, apontando um nome.  

Tenho um enorme prazer em treinar o Pepe. É o jogador mais competitivo e profissional com quem já trabalhei. E tive muitos jogadores, em muitos clubes”, enquadrou o técnico dos dragões, convidado a comentar o facto de Pepe ser, provavelmente, o pilar mais importante do setor mais recuado. 

Sérgio Conceição encontra mais adjetivos, mas qualificar o profissionalismo do internacional luso-brasileiro. “É inacreditável a vontade que ele tem. É o primeiro a aparecer no Olival e é dos últimos a sair. Tem uma mentalidade dentro daquilo que eu conheci aqui. Está num lote muito restrito dos grandes campeões que representaram este clube”, afirmou o treinador 

Para Sérgio Conceição, Pepe é a personificação da mística portista, pelo que dá ao clube, pela entrega, pelo comportamento dentro e fora de campo.  

FC Porto é isto. A mística é isto. É o Pepe”, concluiu o técnico, na última pergunta da conferência de imprensa, momentos após um importante triunfo, que confirma um facto: a luta pelo título está viva, ao contrário do que se pensara, quando o líder caminhava tranquilo com 10 pontos de vantagem. 

Nas últimas quatro rondas, o Sporting empatou três jogos (sendo que nesta ronda esteve muito perto da primeira derrota, evitada em tempo de compensação, no último lance do jogo). Há um sinal evidente de quebra dos leões, aproveitada pelo FC Porto para se aproximar, numa altura em que restam disputar seis jornadas, com clássicos pelo meio. 

Sporting e FC Porto ainda defrontam o Benfica, com as águias fora da luta pelo título (só a matemática desmente esta fatalidade). E já na próxima ronda o líder desloca-se ao reduto do SC Braga, num dos jogos mais difíceis desta ponta final da I Liga.  

A equipa de Sérgio Conceição sabe que não subirá à liderança na próxima ronda, mas, com mais ou menos mística, com pilares como Pepe no eixo defensivo, o técnico sabe, mais do que nunca, que as contas só serão feitas no fim. E sem sofrer golos, as vitórias chegam com maior facilidade.

Entretanto, o FC Porto destacou estas palavras de Conceição, com um vídeo com alguns lances de Pepe: