Portugal
"O FC Porto é como a Bela Adormecida, à espera do beijo do príncipe encantado"
2023-10-19 10:45:00
"Se isto acontecesse no Sporting – que não acontece – haveria um natural motim associativo", diz Barbosa da Cruz

As contas do FC Porto foram reveladas na última semana e, de então para cá, têm dado muito que falar, entre várias figuras ligadas ao futebol nacional. Em Alvalade, os cálculos azuis e brancos da administração é um tema que não passa despercebido e Carlos Barbosa da Cruz, antigo dirigente do clube verde e branco, teceu alguns comentários sobre o relatório e contas do último exercício da SAD do FC Porto.

Para o advogado e ex-dirigente leonino, fica patente que "as mais elementares regras de governance e sustentabilidade societárias apontam para o claro exagero destes números", isto numa gestão, recorda Carlos Barbosa da Cruz, que conduziu o FC Porto ao fair-play financeiro da UEFA.

"Não esqueçamos que esta premiada administração é a mesma que sujeitou o clube a um pouco abonatório fair-play financeiro e aumentou o passivo para além dos 500 milhões de euros", sublinhou o advogado, em artigo que assinou no Record.

"CMVM deveria estar atenta a estes desvios"

Por outro lado, Carlos Barbosa da Cruz destacou que não está alinhado com os que dizem que as contas da SAD do FC Porto dizem apenas respeito aos seus acionistas, sócios e adeptos.

"Falando de uma sociedade aberta, cotada em bolsa, existe claramente uma afetação desproporcional de valor para remunerar a gestão em detrimento de outros stakeholders ou da sociedade", referiu Carlos Barbosa da Cruz, questionando o que a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários tem para dizer.

"Pergunto qual é o sentimento de um investidor que vê as suas ações a definhar e o bolso dos administradores a engordar. A CMVM deveria estar atenta a estes desvios, mas, prudente silêncio", criticou Carlos Barbosa da Cruz, lamentando aquilo que diz ser a "passividade" dos adeptos do FC Porto.

"Não entendo a passividade resignada com que os adeptos e sócios do FC Porto assistem a este exercício anual de devoção mercenária", afirmou ainda o advogado e ex-dirigente do emblema lisboeta, certo de que, se estas contas e esta situação fosse no Sporting, os adeptos teriam outro tipo de comportamento.

"Se isto acontecesse no Sporting – que não acontece – haveria um natural motim associativo", assinalou Carlos Barbosa da Cruz, realçando ainda que o FC Porto vive como a "Bela Adormecida" no filme de animação.

"O FC Porto é como a Bela Adormecida; está em estado de necrose letárgica, à espera do beijo do príncipe encantado", terminou Carlos Barbosa da Cruz.

A SAD do FC Porto registou prejuízos na ordem dos 48 milhões de euros no último exercício financeiro e isso motivou muitas críticas quer de portistas, quer de reparos de outras figuras do futebol nacional.