Cresce o tom crítico dos azuis e brancos em relação às arbitragens e há quem aponte também o dedo à administração portista liderada por Pinto da Costa. Nuno Lobo, antigo candidato à presidência dos dragões e já assumido recandidato para o novo ato eleitoral, está desagradado com a forma como as críticas de dentro do FC Porto têm saído para o exterior e pede mais ação.
O ex-candidato fala numa "irmandade e sintonia dos clubes da Segunda Circular" e, nesse sentido, entende que o FC Porto tem de atuar face a um clima que este entende que é de "impunidade". "Neste clima de impunidade também há um culpado, o FC Porto que assiste impávido e conformado com a situação vigente", assinala Nuno Lobo, em mensagem deixada na rede social X, o antigo Twitter.
"Urge o FC Porto tomar medidas sérias e drásticas", desafia o ex-candidato à presidência do FC Porto, realçando que a classificação atual do campeonato "é uma farsa".
"As duas equipas de bairros de Lisboa beneficiaram de arbitragens limpinhas, imaculadas para subirem na classificação", acrescentou ainda Nuno Lobo numa outra publicação, onde deixou no ar uma interrogação.
"Pergunto: Qual a preferência para campeão?", questionou o antigo candidato à presidência do FC Porto, que está desagradado com as arbitragens mas também com a forma como o FC Porto tem lidado com o contexto.
"Os telemóveis estavam sem bateria?"
O FC Porto criticou as arbitragens do final de semana e já lançou algumas questões, nomeadamente em relação ao duelo que deu a vitória e a liderança isolada ao Sporting, em Faro, no Algarve.
Através da newsletter Dragões Diário, o FC Porto criticou o videoárbitro do encontro entre o Farense e o Sporting, que os leões venceram por 3-2.
"Mais uma jornada do campeonato marcada por erros graves de arbitragem com impacto na frente da classificação", destacaram os nortenhos.
"Tal como em Rio Maior, onde ganhou com um golo irregular, o Sporting voltou a beneficiar de más decisões dos árbitros para vencer em Faro", indica o FC Porto, deixando no ar a questão sobre o Farense-Sporting com uma alusão ao recurso ao telemóvel no jogo entre FC Porto e Arouca para avaliar um lance nesse jogo.
"Perante a inação do VAR, fica a pergunta: os telemóveis estavam sem bateria?", perguntou o FC Porto na sua newsletter diária, dando seguimento ao descontentamento dos portistas. Alguns dizem mesmo que "o Sporting está em primeiro com quatro pontos oferecidos pela arbitragem".