Portugal
"O empate chega ao Benfica, se não tivermos exemplos como o dos 60-0"
2023-05-23 09:45:00
"Está a jogar contra o último classificado, em casa", relata ex-futebolista encarnado Diogo Luís

O Benfica está a uma vitória de se sagrar campeão nacional, mas o empate diante do Santa Clara na última jornada, a realizar no próximo sábado, no Estádio da Luz, até poderá servir, isto se o FC Porto, segundo classificado, mesmo vencendo, não conseguir anular uma desvantagem de 11 golos que tem para as águias, nesta altura.

Diogo Luís, antigo jogador encarnado, admite que o Benfica tem tudo encaminhado para fazer a festa no próximo sábado e prevê que os jogadores encarnados vão subir ao relvado da Luz com a confiança de que o empate serve, isto se, avisa o ex-futebolista, "o futebol for normal" e sem casos como há poucas semanas se verificaram na distrital de Santarém num jogo de futsal.

"Eu acho que o Benfica já esperava ser campeão há mais tempo. Toda a gente perspetivava que o Benfica pudesse ser campeão no início de maio. A verdade é que, em sete jornadas, perdeu oito pontos e, portanto, agora está na luta para ser campeão", começou por dizer Diogo Luís.

Em declarações na CNN Portugal, o ex-jogador realçou que o Benfica "vai jogar contra o último classificado, é o primeiro contra o último classificado."

"O empate chega se o futebol for normal, se não tivermos os exemplos do futsal, como tivemos recentemente em que uma equipa venceu por 60-0. Mas no futebol é mais difícil que isso aconteça", observou Diogo Luís.

O antigo jogador fazia alusão ao duelo de futsal onde se encontrou o campeão da 1.ª Divisão Distrital de Santarém. E esta decisão teve contornos polémicos.

Na mesma altura em que se jogava na Nave Desportiva de Santarém um Vitória de Santarém contra o GRUDER, no Pavilhão Municipal de Mação, o Mação defrontava o Benavente Futsal.

O Vitória de Santarém entrava para a última jornada em vantagem e tudo parecia encaminhado para a festa do título, bastando aos vitorianos vencer, coisa que o fizeram por 7-5. O Vitória tinha 33 golos de vantagem sobre o Mação, mas foi o Mação a fazer a festa do título, depois de vencer por 60-0.

No caso do Benfica, o clube da Luz tem melhor registo entre golos marcados e sofridos e o FC Porto sabe que para ser campeão, se o Benfica empatar, terá de vencer o Vitória de Guimarães e, ao mesmo tempo, eliminar a vantagem de golos das águias. O FC Porto sabe que precisa de 11 golos.

"O FC Porto tem menos 11 golos do que o Benfica. Se o Benfica empatar, o FC Porto tem de vencer por mais que 11 golos", lembrou Diogo Luís, não prevendo que isso venha a acontecer.

"Benfica, os jogadores e o treinador já esperavam ser campeões"

Porém, o antigo jogador de futebol não tem dúvidas em sustentar que o Benfica já esperava ter o título matematicamente fechado há várias jornadas atrás.

"Em função da forma como decorreu a época, eu acho que o Benfica, os jogadores e o treinador já esperavam ser campeões", disse Diogo Luís, fazendo notar que paira o "nervosismo" na Luz, apesar da vantagem.

"A imagem que passa é claramente uma imagem de algum nervosismo, não digo que o Benfica trema. Muitos não estão habituados a ser campeões, o próprio Roger Schmidt não está habituado a ser campeão e, portanto, vão guardar tudo para a última jornada", afirmou o ex-futebolista encarnado.

Para Diogo Luís, o golo de João Neves em Alvalade nos instantes finais do clássico, que permitiu às águias empatar a partida, foi fundamental porque "se não fosse aquele empate o Benfica tinha mesmo de vencer" o Santa Clara, para ficar independente do resultado do FC Porto no Dragão, à mesma hora.

"Assim o conforto é maior porque o Benfica pode vencer, como pode empatar. E se o fizer, será campeão. Está a jogar contra o último classificado, em casa", concluiu o antigo jogador benfiquista.