Portugal
"O César Boaventura merecia uma estátua na Luz ao lado do grande King"
2023-03-29 10:40:00
"Não sabemos quanto tempo este senhor andou a gravitar nisto", refere antigo jogador profissional de futebol

O Ministério Público não leva o Benfica a Tribunal no âmbito do caso César Boaventura, uma vez que não tem provas de que o empresário de futebol estivesse mandatado pelas águias para tentar corromper jogadores, na tentativa de que estes pudessem facilitar nas suas prestações em jogos contra o Benfica. 

De acordo com o despacho a que a CNN Portugal teve acesso, César Boaventura foi acusado de quatro crimes de corrupção ativa, um dos quais na forma tentada. E uma vez que o Benfica não viu o seu nome pronunciado para julgamento, Fernando Mendes, antigo jogador profissional de futebol, entende que a administração encarnada deveria mandar erguer uma estátua de César Boaventura ao lado de Eusébio no Estádio da Luz.

"Eu acho que este senhor [César Boaventura] merecia uma estátua no Estádio da Luz ao lado do grande King pelo prejuízo próprio que ele tentava, alegadamente, comprar jogadores em proveito do Benfica. Sinceramente, acho que ele merecia uma estátua ali no Estádio da Luz", indicou Fernando Mendes.

O antigo jogador, que falava em declarações na CMTV, realçou ainda que César Boaventura terá andado "anos e anos nisto, alegadamente, atenção, alegadamente".

"Uma estátua que ele merece ao lado do grande King"

"O dinheiro dele, que lhe deve custar tanto a ganhar na vida, para ir comprar jogadores. Acho que isto é extraordinário. Acho que é extraordinário", comentou Fernando Mendes, insistindo na ideia de que o Benfica deveria pensar numa forma de reconhecimento ao adepto.

"Uma estátua que ele merece ao lado do grande King", aconselhou Fernando Mendes, sublinhando ainda: "Não sabemos quanto tempo este senhor andou a gravitar nisto".

Os procuradores do Ministério Público que têm estado a investigar o caso, recorde-se, não encontraram ligação forte que pudesse conduzir o Benfica à barra dos tribunais.

César Boaventura não teve qualquer tipo de cargo dentro da estrutura do Benfica, nem era figura de destaque ou de liderança na hierarquia de chefia do Benfica.

Na base deste processo, recorde-se, estão alegados indícios recolhidos pelo Ministério Público de que César Boaventura terá tentado aliciar os então jogadores do Rio Ave Marcelo, Cássio e Lionn e o antigo guarda-redes do Marítimo Salin, isto na época 2015/16.

"Um dia a história montada à minha volta vai ter um fim"

Em sua defesa, o empresário César Boaventura já deu conta de que seguirá "na luta e na senda da verdade" e diz confiar na justiça, prometendo ir até às últimas consequências na defesa do seu nome.

"Um dia a história montada à minha volta vai ter um fim. Confio plenamente na justiça e dessa em momento algum vou abdicar também", escreveu o empresário César Boaventura, na sua página do Facebook, em reação à notícia da acusação.