Portugal
"O capitão da GNR teve a mesma versão de Pinto da Costa. E teve igual porquê?"
2022-10-26 11:35:00
"Já alguém viu imagens dessa suposta agressão? O capitão da GNR também está a mentir?", pergunta porta-voz portista

O FC Porto não gostou de algumas considerações que foram feitas contra Pinto da Costa na sequência das declarações prestadas pelo presidente dos azuis e brancos no âmbito do processo da agressão a um repórter de imagem da TVI, após um jogo em Moreira de Cónegos.

Em tribunal e sob juramento, Pinto da Costa garantiu que não viu a agressão que um repórter de imagem da TVI se queixa de ter sido alvo pelo empresário de futebol Pedro Pinho. E Francisco J. Marques, porta-voz dos azuis e brancos, diz que quem criticou o presidente do FC Porto deveria levar em conta que o "capitão da GNR teve a mesma versão".

O porta-voz dos azuis e brancos diz que esse militar, tal como Pinto da Costa, "estava lá e teve um testemunho igual". "E teve igual porquê?", questiona Francisco J. Marques, dando ele mesmo a resposta.

"Porque também estava sob juramento. Tal como o senhor presidente, teve de dizer a verdade. O Vítor Baía disse a mesma coisa. É a verdade. Há gente que tem medo da verdade. O capitão da GNR teve a mesma versão.", referiu no Porto Canal.

Por outro lado, o porta-voz portista desafia a que sejam mostradas imagens da dita agressão que o repórter de imagem da TVI diz ter sido alvo.

"Dizem que há imagens, se há imagens mostrem. Já alguém viu imagens dessa suposta agressão? Têm imagens e não as mostram? É estranho", acrescentou Francisco J. Marques.

Além disso, o responsável pela Informação e Comunicação no clube da Invicta deixa outra questão. "Estão surpreendidos por o presidente dizer a verdade? Todas as testemunhas tiveram a mesma versão. O capitão da GNR também está a mentir? É isso? Não, está a dizer a verdade?", pergunta Francisco J. Marques.

O caso que coloca em tribunal um repórter de imagem da TVI e o empresário de futebol Pedro Pinho remonta a abril de 2021, após um jogo que o FC Porto não ganhou em Moreira de Cónegos.

Na altura, Pinto da Costa estava próximo de Pedro Pinho e do repórter de imagem da TVI que se queixou de ter sido agredido. Mas Pinto da Costa confessou em tribunal não ter dado conta do alegadamente ocorrido.

A respeito deste caso, Pinto da Costa tem sido criticado. Por exemplo, Carlos Barbosa da Cruz, advogado e antigo dirigente do Sporting, aconselha Pinto da Costa a visitar um oculista para adquir uns óculos.

Estou preocupado com o presidente do FC Porto porque descobri que ele sofre de hipermetropia. Não viu. A hipermetropia é uma dificuldade de enxergar os objetos que estão perto. A hipermetropia tem este problema, é que, aparentemente, o presidente do FC Porto não viu aquilo que as imagens mostram, que é óbvio. Ou seja, uma agressão a um operador de câmara da TVI", referiu Carlos Barbosa da Cruz.