Portugal
"O Bruno Lage está a estagiar tipo Rui Vitória", diz Seara
2021-05-14 10:20:00
"O Rúben Amorim é um grande profissional"

Rúben Amorim é tipo por muitos como o grande obreiro da conquista do título do Sporting e de uma caminhada que surpreendeu o país do futebol dado que o leão não partiu na 'pole position' no que toca ao favoritismo para a conquista do campeonato. De tal modo assim foi que Rúben Amorim apenas assumiu a candidatura ao título quando o clube precisava de dois pontos para assegurar o título e fê-lo diante do Boavista. Só na conferência de imprensa de antevisão ao jogo contra as 'panteras' é que Amorim declarou que o Sporting era candidato ao título.

De candidato a vencedor passaram sensivelmente 24 horas e a festa do Sporting fez-se um pouco por todo o país, por cidades, vilas e aldeias onde bate um coração de leão. Rúben Amorim, que em março de 2020, trocou Braga por Alvalade conduziu o Sporting ao fim de um jejum que durava há 19 anos sem vencer o campeonato. Os sportinguistas saíram à rua para festejar e o técnico viu o seu nome ficar para sempre na história do emblema de Alvalade.

Antigo jogador e capitão do Benfica, Rúben Amorim ajudou um dos rivais encarnados a tocar a glória e recheou o museu verde e branco com um troféu há muito desejado. Afinal, o futebol profissional é mesmo assim e mesmo Amorim, que nunca escondeu o seu benfiquismo, agarrou na missão verde e branca e conduziu o 'rei da selva' ao topo do futebol português.

Fernando Seara, antigo dirigente encarnado e carismático adepto das águias, lembra que, apesar da pouca experiência enquanto treinador, Rúben Amorim chegou a Alvalade com um bagagem forte no currículo que foi angariando enquanto jogador, nomeadamente no Benfica.

Para Seara, Amorim tem bases do que é o trabalho em alta competição e os ambientes de clube grande nas caminhadas para o título e mesmo a nível internacional, aludindo ao facto de o agora técnico do Sporting pertencer ao lote de jogador do Benfica que no início da década ajudaram a levar o Benfica a duas finais da Liga Europa.

Confessando que tem um carinho especial por Rúben Amorim, Fernando Seara aproveitou para lembrar que Antero Henrique, CEO do Paris SG e antigo diretor geral da SAD do FC Porto, é um amigo de Amorim e não descarta a importância que este pode ter tido para aconselhar o cunhado quando este assumiu um projeto da dimensão do Sporting. 

Antes, Rúben Amorim orientava a equipa principal do SC Braga, clube ao qual chegou pela mão de António Salvador que lhe entregou a equipa B minhota. Mas ainda antes dessa aventura na cidade dos Arcebispos, Amorim esteve para voltar ao Benfica, inserido na estrutura do futebol de formação. Mas acabou por não chegar a acordo com os responsáveis encarnados.

Em declarações num 'Prolongamento' especial, na TVI 24, Fernando Seara, juntamente com Manuel Serrão e o ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Eduardo Barroso deixou fortes elogios a Rúben Amorim. 

"O Rúben Amorim é um grande profissional", ia dizendo enquanto que era desafiado pelos colegas de painel e falar mais sobre antigos treinadores do Benfica, nomeadamente em relação a Bruno Lage. "Onde está o Lage, isso é o que o povo quer saber", desafiou Serrão, sobre o treinador que ainda tem contrato com as águias.

"O Bruno Lage está a estagiar tipo Rui Vitória para ir para o Spartak Moscovo", afirmou Fernando Seara, insistindo no tema Rúben Amorim e destacando a forma como o clube de Alvalade conseguiu montar o plantel para esta nova temporada.

"O Nuno Santos vai para o Sporting e não vai para o FC Porto porquê?", questionou Fernando Seara, ele que aproveitou ainda a presença no programa para referir, em relação ao Benfica, que a derrota com o PAOK e consequente afastamento da Liga dos Campeões condicionou a carreira das águias na temporada ainda em curso.