Portugal
"O Benfica será campeão se merecer de forma justa e de forma limpa"
2022-11-24 14:45:00
"Já vimos que a arbitragem já está a ter influência no andamento", diz antigo candidato à presidência do FC Porto

O FC Porto tem oito pontos de atraso em relação ao Benfica na corrida ao título e José Fernando Rio, antigo candidato à presidência dos azuis e brancos, ainda acredita que o emblema campeão nacional pode revalidar o título. Porém, teme que as arbitragens possam condicionar a caminhada da turma de Sérgio Conceição.

"Toda a gente sabe o que a palavra padres quer dizer", começou por afirmar José Fernando Rio, criticando "o Benfica e uma comunicação social lisboeta bairrista e provinciana" que "tenta esquecer ou passar a imagem de que eles não correspondem à verdade". 

Deste modo, José Fernando Rio nota que em algumas temporadas passadas, após a divulgação dos emails, alegadamente retirados dos sistemas informáticos do Benfica por terceiros, os árbitros tiveram outro tipo de atuações que não vê acontecerem agora ao longo desta época.

"Nós assistimos a anos de arbitragens escandalosas a beneficiar o Benfica o que fez até com que o Benfica tivesse ganho quatro campeonatos consecutivos. Não foi só por isso mas ajudou muito isso. Assistimos à vergonha que foi o campeonato 2018/19 com arbitragens incríveis em Braga, em Santa Maria da Feira e Vila do Conde. Sempre com os mesmos árbitros a levarem o Benfica ao colo. Isso acalmou com a divulgação dos emails", comentou José Fernando Rio.

O antigo candidato à presidência portista considera que, nessa fase, "os padres parece que se recolheram ao convento e à oração e acalmaram um bocadinho".

Nessa altura, "tentou moralizar-se a arbitragem". No entanto, nesta época 2022/2023, José Fernando Rio nota que algo poderá estar a mudar.

"Já vimos que a arbitragem portuguesa já está a ter influência no campeonato e no andamento no campeonato", salientou o antigo conhecido associado azul e branco.

Em declarações no Portal dos Dragões, José Fernando Rio fez referência, a este propósito, para "os jogadores das equipas que vão defrontar o Benfica que são expulsos nas jornadas anteriores".

"É por isso que eu falo nos padres", justifica o antigo candidato à presidência do FC Porto e ex-comentador do Porto Canal, certo de que existe grande pressão para o Benfica conquistar o título.

"O Benfica não ganha nada há três anos. Rui Costa enquanto presidente também não ganhou nada. Mas o Benfica será campeão se merecer de forma justa e de forma limpa", concluiu José Fernando Rio.

Além da vantagem que tem no campeonato para o FC Porto, o Benfica passou em primeiro lugar no seu grupo na Liga dos Campeões e continua em prova na Taça da Liga e na Taça de Portugal.