Rafa Silva está a entrar no último ano de contrato com o Benfica e a sua continuidade na Luz não é um dado adquirido, até porque o camisola 27 tem propostas de outras paragens. Se sair agora, o Benfica terá de receber uma verba, caso contrário, no final da época que agora arranca, o jogador sairá livre.
"Houve uma grande animosidade em relação ao que se passou com o Ricardo Horta e os adeptos"
Caso Rafa Silva deixe a Luz, há quem admita que Ricardo Horta possa ser alvo por parte dos campeões nacionais. Diamantino Miranda, antigo capitão do clube da Luz, admite que poderia ser uma alternativa, mas face ao contexto do futebol português não acredita que isso possa acontecer.
"Em termos de qualidade sim. Agora, duvido porque estas coisas são mesmo assim. Nós vivemos em Portugal. Se estivéssemos na Alemanha, ou em França ou em Inglaterra principalmente não haveria problema nenhum", comentou Diamantino Miranda, referindo que "não quer dizer que as coisas não se ultrapassassem".
"Agora, em Portugal, é mais difícil. Eu dá-me a impressão que o ano passado houve uma grande animosidade em relação ao que se passou com o Ricardo Horta e os adeptos não perdoam estas coisas", salientou ainda Diamantino Miranda, em declarações na CMTV, onde deu conta de que, na época passada, Ricardo Horta acabou por não ser contratado pelas águias, pois o Benfica não quis "encher os cofres" do emblema bracarense.
"O Benfica não quis encher os cofres do Salvador como o FC Porto encheu. O Benfica não esteve para aí virado. Não quis dar 20 milhões de euros ou 25 ou o que era", referiu o antigo futebolista do clube da Luz sobre Ricardo Horta que se manteve na 'pedreira' e onde continuou a ser uma das figuras do SC Braga.
"É um jogador muito bom"
Há sensivelmente um ano, recorde-se, Roger Schmidt deixou elogios a Ricardo Horta, que estava a ser apontado ao emblema encarnado.
"Acho que é um jogador muito bom. Não tenho a certeza se vamos conseguir contratá-lo, mas acho que poderia ser uma grande melhoria para a equipa. Veremos o que vai acontecer nas próximas semanas", disse o alemão, em junho de 2022 sobre o jogador que acabaria por permanecer em Braga ao serviço do emblema liderado por António Salvador.
Ricardo Horta trabalha já sob as ordens de Artur Jorge no emblema arsenalista, que prepara as fases pré-eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões.
Na última época, recorde-se, o SC Braga terminou no terceiro lugar do campeonato e vai ter a possibilidade de lutar por uma vaga na fase de grupos da Champions onde já estão Benfica e FC Porto.