Portugal
"O Benfica não anda em autocarros com títulos que nem foram reconhecidos"
2023-04-06 09:30:00
"Têm telhados de vidro e falam dos clubes adversários", lembra ex-capitão do Benfica

Frederico Varandas abordou na Sporting TV vários temas da atualidade leonina e falou também longamente de vários processos judiciais que envolvem o futebol português, lembrando também capítulos do passado, como o caso Apito Dourado. O presidente do Sporting promete oferecer ao desporto uma lógica mais clara do que aquela que tem visto, dizendo que este tipo de dúvida "não pode ter lugar no futebol português e que a justiça tem de limpar". "Espero que não haja clubite na justiça e não tenha medo. Não pode", apelou o presidente dos leões, criticando os rivais Benfica e FC Porto sobre temas onde os nomes destes dois emblemas se viram envolvidos.

Antigo capitão e médio do Benfica, José Calado diz que convinha ao presidente do Sporting começar por verificar, por exemplo, que o Benfica não circula pelo país num autocarro com títulos alterados. "O Benfica não anda com autocarros com títulos que nem sequer foram reconhecidos", respondeu o ex-médio, em alusão ao autocarro do Sporting onde está a inscrição de que os leões venceram 23 campeonatos nacionais quando, na verdade, a Federação Portuguesa de Futebol apenas reconhece 19 campeonatos conquistados aos leões.

Essa foi, de resto, uma decisão que, recentemente, fez correr 'muita tinta', dado que a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol não reconheceu que algumas conquistas do passado por parte dos leões e de outros clubes fossem consideradas campeonatos nacionais.

"Isso é que é acreditar na Justiça e naquilo que está a ser julgado. O Benfica nunca andou em autocarros com títulos que nunca foram reconhecidos. Certo? E este senhor já fez isto no Sporting", atirou José Calado, sobre o caso que foi levantado no tempo de Bruno de Carvalho e que Frederico Varandas não deixou cair e fez prosseguir na FPF.

"Falar do Benfica é a única maneira de aglomerar os adeptos do Sporting"

Por outro lado, em declarações na CMTV, o antigo médio do Benfica referiu que Frederico Varandas tem necessidade de falar do Benfica para tentar unir os sportinguistas na sua figura.

"Discursos a falar do Benfica é a única maneira de aglomerar os adeptos do Sporting para a sua pessoa. Foi campeão nacional e a maioria das pessoas não está com ele", observou Calado, lamentando este tipo de comunicação que Frederico Varandas opta por fazer.

"Estes discursos a mim fazem-me confusão", admitiu o antigo capitão do Benfica, realçando que os leões "têm telhados de vidro e falam dos clubes adversários".

"E depois ainda dizem que estão a fazer bem ao futebol", concluiu o ex-capitão do Benfica, respondendo a Frederico Varandas na defesa do Benfica, algo que também Guilherme Aguiar, antigo vice-presidente do FC Porto, fez em defesa do emblema portista.

"Sporting sempre foi o mais choramingas"

"O Sporting sempre foi o clube mais choramingas nessas situações, é sempre o prejudicado, nunca prejudica", observou o ex-vice-presidente de Pinto da Costa.

"O Sporting só olha para o lado e nunca olha para dentro de si e esse é que é o problema", atirou o antigo vice-portista, que também foi responsável pela Liga de Clubes, no passado.