Portugal
"O Benfica já não é recebido em Braga com a vassalagem que antigamente era"
2022-12-29 09:50:00
"Quando o Benfica visitava Braga era das poucas vezes que se via o estádio pintado de vermelho e branco", recorda Cajuda

O Benfica retoma os caminhos do campeonato na sexta-feira com uma deslocação à Pedreira minhota para defrontar o SC Braga. O clube liderado por Rui Costa tenta voltar aos triunfos na principal competição interna depois do afastamento precoce da Taça da Liga numa temporada em que ainda não perdeu qualquer jogo.

Em Braga, as águias enfrentam um adversário que nas últimas temporadas tem conseguido várias vitórias sobre os encarnados da capital. Mas este é um SC Braga a 'lamber as feridas' de uma goleada sofrida em Alvalade para a Taça da Liga e Artur Jorge quer deixar outra imagem dos guerreiros, ainda por cima diante do seu público.

Braga prepara-se para receber o Benfica, sendo esta uma cidade minhota onde as águias já não fazem 'voo picado' como acontecia em anos anteriores. Essa é, pelo menos, a convicção de Manuel Cajuda, antigo treinador do SC Braga e um dos treinadores mais destacados quer da história dos arsenalistas quer do futebol português, tendo uma larga experiência no treino.

"Quando o Benfica visitava Braga era das poucas vezes que se via o estádio pintado de vermelho e branco, e talvez o apoio dos benfiquistas fosse até maior. Felizmente, hoje acontece o inverso. O Benfica já não é recebido com a vassalagem que antigamente era", afirmou Manuel Cajuda.

Por outro lado, o antigo treinador do SC Braga, que passou por outros clubes reputados a nível nacional, acredita que serão os coletivos a dar a resposta, até mais do que as individualidades.

"Não são os jogadores que decidem os jogos, é o coletivo. E tenho esta convicção por experiência própria", argumentou Manuel Cajuda, contando um episódio curioso dos tempos em que treinava.

"Uma vez tive um jogador que dizia que a equipa sem ele não jogava e eu fiz um treino de um contra onze, uma equipa a jogar contra ele", disse Manuel Cajuda, ciente de que isso lhe terá "servido de lição".

"Tanto mais que uns anos mais tarde deu-me um abraço e felicitou-me pela atitude que tomei", revelou o antigo treinador do clube bracarense, em declarações ao jornal A Bola.

O SC Braga recebe o Benfica na sexta-feira, em duelo a contar para a 14.ª jornada da I Liga portuguesa. Os encarnados chegam à capital minhota na frente do campeonato, mas sabem que não podem ceder terreno para o seu mais direto rival na corrida ao título, o FC Porto, que já venceu nesta ronda com goleada sobre o Arouca, no Estádio do Dragão.

Já o SC Braga tenta manter-se na frente e quando entrar em campo já é sabedor do resultado do Sporting, sendo que o Casa Pia, outra equipa que segue nos lugares cimeiros da tabela já venceu nesta ronda, em Portimão.