Portugal
"O Benfica é um grande clube, mas isto é futebol. Vão falar de xadrez?"
2021-09-16 14:00:00
Rui Costa "está a preparar-se" e quando apresentar a candidatura "vem com tudo", diz Futre

O Benfica tem eleições marcadas para 9 de outubro e ainda não existe qualquer candidatura à sucessão de Luís Filipe Vieira. O avanço de Rui Costa, presidente em exercício após a saída de Vieira, tem sido dado como garantia, mas o facto é que o dirigente ainda não oficializou a entrada na corrida às urnas. Noronha Lopes, que recolheu cerca de um terço dos votos nas eleições de outubro de 2020, já anunciou oficialmente que não se recandidata. Bruno Costa Carvalho e Rui Gomes da Silva, outros ex-candidatos, também se mostraram indisponíveis para avançar.

Ontem, Francisco Benítez, que em outubro de 2020 encabeçou uma candidatura e depois acabaria por integrar a lista de Noronha Lopes, prometeu avançar se houver garantias de "transparência" no ato eleitoral. Um ato que poderá ocorrer sem haver um regulamento eleitoral: está prevista a discussão e votação de uma proposta de regulamento eleitoral na assembleia geral extraordinária de amanhã, mas se a proposta não for aprovada as eleições do Benfica de 9 de outubro não terão regulamento.

Os procedimentos, as regras, os debates na BTV e demais circunstâncias envolvendo o ato eleitoral têm marcado parte das conversas em torno da Luz. No entanto, quando chegar a altura de votar, tudo será resumido ao desempenho da equipa de futebol. E aí, de acordo com a previsão de Paulo Futre, toda a vantagem está do lado de Rui Costa, que continua sem oficializar a ida a votos.

"Vão falar de futebol nos debates ou vão falar de xadrez? O Benfica é um grande clube, mas isto é futebol. Nos debates, 99 vão falar de futebol e um vai falar das modalidades. O passado recente é Rui Costa e ninguém entende mais de futebol do que ele", sustentou o ex-jogador das águias. 

Rui Costa assumiu a liderança do Benfica após a saída de Luís Filipe Vieira, que chegou a estar em prisão preventiva, no âmbito do processo 'Cartão Vermelho', e se encontra indiciado por falsificação de documentos, abuso de confiança, branqueamento de capitais, burla qualificada, fraude fiscal e abuso de informação. Mas, segundo Futre, o "tsunami" que envolveu o ex-presidente não irá ter reflexos nas próximas eleições do Benfica.

"Falei há pouco tempo com Luís Filipe Vieira e vamos a ver no que isto vai dar. O Benfica nunca esteve metido nisto, vamos ver se o Rui [Costa] está. Mas é de futebol que as pessoas querem ouvir", insistiu o antigo internacional português, em comentário na CMTV.

No último ato eleitoral, os vários opositores de Vieira defenderam a necessidade de um novo "projeto" para o Benfica. Futre reiterou que tudo será decidido em função dos sucessos ou insucessos da equipa orientada por Jorge Jesus, voltando a apontar Rui Costa, "o meu querido Ruizinho", como um favorito indiscutível à vitória nas urnas.

"Mas qual projeto? Alguém pode garantir mais aos benfiquistas do que o Rui? Alguém sabe mais de futebol do que o Rui? Alguém percebe mais de balneário? Alguém percebe mais da mentalidade dos jogadores do que o Rui? Ninguém. Com a pressão toda que tinha, quando lhe caiu em cima um tsunami... Esteve ali como Deus manda, deu a cara. Rui Costa está a preparar-se e quando vier vem com tudo. Não se vem com a modalidade de xadrez, mas para o futebol virá com tudo", concluiu Paulo Futre.