Octávio Machado não compreende que o Benfica tenha apostado em Jean-Clair Todibo, jogador que chegou à Luz por empréstimo do Barcelona, no início da época, e que se estreou com a camisola encarnada no embate da Taça de Portugal, diante do Estrela da Amadora.
“Sobre o Todibo, há algo que sobressai. O Benfica contratou um jogador lesionado? Um jogador que há oito meses que não joga? Essa é a grande questão. Ele só está a treinar há um mês, mês e meio, depois de sete meses de paragem. Como é possível contratar um jogador lesionado?”, pergunta o treinador.
Octávio recorda que “o Sporting já teve um caso semelhante”, quando adquiriu o passe de um jogador com limitações físicas. "Não faz sentido contratar um jogador lesionado. E de acordo com o tempo de paragem, era uma lesão grave”, sustenta ainda.
A condição do defesa-central de 21 anos atrasou a sua estreia na equipa de Jorge Jesus. Todibo foi infetado com o novo coronavírus em agosto, aquando do acordo entre Benfica e Barcelona, e parou 26 dias. Entre 10 de setembro e 5 de outubro cumpriu um plano de 25 dias para recuperar a condição física, após a recuperaçao da covid-19.
Depois, o defesa francês sofreu uma tendinopatia no tendão de Aquiles direito, em outubro, que obrigou a mais uma paragem de 20 dias. E em meados de novembro, Todibo recuperou desse problema, mas uma lesão muscular recolocou o defesa no boletim clínico do Benfica.
Após este calvário, o defesa restabeleceu-se e teve na Taça a primeira oportunidade para se mostrar aos adeptos. E a exibição foi positiva, perante o Estrela da Amadora - adversário de escalão inferior, mas que afastara o Farense, na eliminatória anterior.
“Vê-se que tem qualidade, mas, considero que Todibo inventou. Isso significa confiança, mas revela também que não tem capacidade física. Não tem suporte físico para a confiança que revela. A confiança precisa da base física”, salienta Octávio Machado.
Na conferência de imprensa de análise ao jogo com o Estrela da Amadora, o técnico Jorge Jesus revelara que Todibo “vinha com uma lesão complicada”. O próprio defesa recorreu às redes sociais para se congratular pelo regresso após um longo período de paragem.
E este jogo surge numa altura em que se falava de uma hipotética saída do jogador já em janeiro, antes do fim do empréstimo acordado com o Barcelona. Esse cenário terá sido colocado em cima da mesa, mas os catalães não terão aceitado.
O Benfica prepara-se para receber Lucas Veríssimo, para o eixo da defesa, o que deixará Todibo, Ferro e Jardel com poucas possibilidades de entrar no onze, com Vertonghen e Otamendi como titulares indiscutíveis, até ao momento.