Portugal
"O Benfica achou que isto estava no papo"
2023-05-03 10:45:00
"Tem que haver mais humildade para realmente fazer jogo a jogo", refere Dias Ferreira

Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, acredita que o campeonato será discutido palmo a palmo até ao final e nota que o vizinho encarnado pensou, a dado momento, que a corrida ao título estava "no papo". Só que a vitória portista na Luz, a que se seguiu um desaire encarnado em Trás-Os-Montes diante do Desportivo de Chaves, permitiram uma aproximação azul e branca e do SC Braga, que relançou o campeonato.

"Eu acho que o Benfica começou a festejar cedo demais, esquecendo o que aconteceu no jogo contra o Marítimo e, a seguir, perdeu [pontos] com o Estoril Praia", disse Dias Ferreira, recordando o campeonato da época 2012/2013, quando o Benfica chegou a ter vários pontos de vantagem e perdeu o título nas jornais finais.

Na ideia do antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting o Benfica deveria ter tido uma abordagem diferente no campeonato desta época, sobretudo no jogo contra o FC Porto, no Estádio da Luz.

"Quando o FC Porto vai ganhar ao Estádio da Luz tudo aquilo tremeu", observou Dias Ferreira, realçando que nessa altura, e de então para cá, várias imagens povoam o imaginário dos adeptos de futebol.

"Tudo pensou naquele campeonato em que o Benfica tinha não sei quantos pontos de avanço e depois foi aquele célebre jogo em que o Kelvin mete um golo no último minuto e a gente vê o Jesus de joelhos", recordou Dias Ferreira, em declarações no canal A Bola TV.

O ex-dirigente verde e branco diz que é preciso ter sempre noção de que a realidade deve ser enfrentada no futebol na base do jogo a jogo, procurando amealhar três pontos.

"O FC Porto nunca desiste e acredita sempre"

"Quem anda no futebol lembra-se dessas coisas todas. Tem que haver mais humildade para realmente fazer jogo a jogo", aconselhou o advogado, referindo que foi assim que viu o Sporting, em 2020/21 ser campeão nacional com Rúben Amorim ao leme da equipa verde e branca.

Só que o Benfica não encarou a competição dessa forma, observou Dias Ferreira. "O Benfica achou que isto estava um bocado no papo", destacou o ex-dirigente dos leões, sustentando que agora as águias têm um FC Porto 'à perna'. E o FC Porto, sublinha Dias Ferreira, "nunca desiste e acredita sempre".

"O FC Porto quando chega a estas alturas tem uma vantagem porque nunca desiste e acredita sempre. E é esse acreditar que o FC Porto tem que lhes permite ultrapassar as contrariedades", concluiu Dias Ferreira.