O campeonato está parado, dando lugar aos jogos internacionais de seleção e o Benfica está 'sentado' na liderança da I Liga, em igualdade pontual com o Sporting, rival que defrontou no passado domingo, no Estádio da Luz, e o qual venceu por 2-1. O clube orientado por Roger Schmidt somou assim o terceiro triunfo em outros tantos jogos contra rivais, já depois de ter vencido o FC Porto por duas ocasiões.
O Benfica derrotou os portistas no Estádio da Luz para o campeonato e, em agosto, já tinha vencido a formação treinada por Sérgio Conceição na decisão da Supertaça Cândido de Oliveira, no jogo realizado no Estádio Municipal de Aveiro.
Se na Luz contra o Sporting a turma de Alvalade viu-se forçada a jogar quase toda a segunda parte reduzida a 10 unidades, depois de Gonçalo Inácio ter sido expulso, por duplo amarelo e respetivo vermelho, contra o FC Porto, na Luz, tinha sido Fábio Cardoso a ir mais cedo para a rua e deixar os azuis e brancos reduzidos a 10 contra o Benfica.
Já na Supertaça Cândido de Oliveira, Pepe viu vermelho direto depois de uma entrada sem bola a David Jurásek, já nos descontos, numa altura em que o Benfica já vencia por 2-0, o resultado final.
"Eu gostava de ver o Benfica a jogar contra 11 o tempo todo"
A lógica dos números dá conta de que, no fundo, os rivais do Benfica terminaram os jogos reduzidos a 10 unidades nos últimos três encontros e Nuno Encarnação, conhecido sócio do FC Porto, diz que gostaria de ver o comportamento dos jogadores do Benfica, se tivessem de jogar 11 contra 11 num clássico.
"Eu gostava de ver o Benfica a jogar contra 11 o tempo todo", indicou Nuno Encarnação, em declarações na Antena 1, onde lembrou os jogos das águias contra os rivais.
"Contra o FC Porto, jogou contra 10 a partir do minuto 19, contra o Sporting jogou contra 10 a partir do minuto 50 e alguém dizia, com alguma graça, que o Benfica a jogar contra 10 é imbatível", mencionou Nuno Encarnação.
De resto, de acordo com dados do próprio adepto portista, tratou-se do "sexto jogo nas competições internas que o Benfica joga contra equipas que não acabam com mais que 10".
Perante isso, Nuno Encarnação, gestor de profissão, admite que "o Benfica aproveitou" e, no último domingo, levou de vencida a turma de Alvalade, que entrou a vencer no período de descontos mas foi nesse mesmo espaço de tempo que as águias deram a volta, com golos de João Neves e Tengsted.