Rúben Amorim tem sido obrigado a lidar frequentemente com saídas do plantel sportinguista. Alguns dos ativos mais valiosos do Sporting têm partido para outras paragens, deixando muitos milhões nos cofres de Alvalade, ainda que o capítulo desportivo acabe por ser afetado com essas ausências.
Foi assim com Nuno Mendes, que saiu para o Paris Saint-Germain, foi assim com João Palhinha, que rumou ao Fulham de uma Premier League que também recebeu Matheus Nunes e abre agora as portas para o espanhol Pedro Porro. Pelo meio, e ainda que não fosse um jogador dos quadros leoninos mas apenas cedido por empréstimo, Pablo Sarabia também deixou o Sporting órfão de um dos seus mais talentosos jogadores dos últimos anos.
Deste modo, Rúben Amorim e a sua equipa técnica têm vindo a habituar-se a perder jogadores e Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, nota que o treinador do Sporting já tem experiência neste aspeto.
"O Rúben Amorim já anda sempre com um pacotinho de pastilhas para a azia. Com alguma frequência perde jogadores", disse Pedro Henriques, que falava em declarações num programa da Sport TV.
A respeito da saída de Pedro Porro para os londrinos do Tottenham, o antigo jogador de futebol referiu que a formação de Alvalade terá de enfrentar o que resta da temporada com "menos dinâmica", mesmo que tenha chegado Bellerín e por Lisboa continue Ricardo Esgaio.
"O Sporting vai ficar uma equipa menos dinâmica, menos completa, menos competente porque perde um grande jogador, como as equipas que perdem grandes jogadores ficam", vaticinou Pedro Henriques, realçando que Pedro Porro está a atravessar um momento de forma significativo, de tal modo que o Tottenham decidiu contratá-lo por uma verba avultada.
"Aconteceu com João Mário, Palhinha, Nuno Mendes, Matheus e agora Porro"
Por conseguinte, Pedro Henriques explicou ainda que o que tem faltado ao Sporting nos últimos anos é a capacidade de conseguir equilibrar os jogadores que entram em relação aos que saem do plantel principal da equipa às ordens de Rúben Amorim.
"O problema é que o Sporting vai perdendo jogadores e não consegue repor a qualidade e isso já aconteceu com o João Mário, o Palhinha, o Nuno Mendes, o Matheus Nunes e agora o Porro", salientou Pedro Henriques.
O antigo jogador de futebol sustenta que o Sporting "vai perdendo e não tem conseguido repor a qualidade com jogadores com nível semelhante, pelo menos para a maior parte das posições".
Até final desta temporada, o Sporting está focado no campeonato, onde tenta chegar, pelo menos, a lugares que possam dar acesso à próxima edição da Liga dos Campeões, tendo ainda que disputar a Liga Europa deste ano.