Close Menu
  • Portugal
  • Grande Futebol
  • Prolongamento
  • Jogo do Povo
  • Motores
  • Modalidades
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram RSS
Bancada | Tudo Menos FutebolBancada | Tudo Menos Futebol
  • Portugal

    Rui Borges: O paradoxo da sua afirmação após uma eliminação europeia

    16/04/2026

    Fernando Pimenta: Resiliência e força de aço em português

    26/02/2026

    Por que é que a pontuação no ténis é 15, 30, 40?

    23/02/2026

    Histórico! Portugal bate potência no andebol e segue para ‘main round’ em primeiro

    20/01/2026

    Padel: As regras básicas de serviço e paredes

    07/01/2026
  • Grande Futebol

    O 11 formado por craques que falham o Mundial 2026

    15/04/2026

    O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

    10/04/2026

    Português Rodolfo Leirião conquista bicampeonato saudita

    27/03/2026

    Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

    11/03/2026

    Os 7 melhores treinadores do Benfica de sempre

    26/03/2025
  • Prolongamento

    Rui Borges: O paradoxo da sua afirmação após uma eliminação europeia

    16/04/2026

    O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

    10/04/2026

    “Já que estou na Premier League quero continuar a quebrar barreiras”

    25/03/2026

    Preços “exorbitantes” dos bilhetes para o Mundial geram queixa contra a FIFA

    24/03/2026

    “O Bodo/Glimt correu mais, mas o Sporting correu melhor”

    19/03/2026
  • Jogo do Povo

    Mortágua. Entre sofás e colchões até ser outra vez ‘domingo’

    16/12/2025

    S. João Ver. A bola dá tanto e nunca questiona nada

    06/12/2025

    Pêro Pinheiro. Na relva entregam-se tronos, no balneário moldam-se herdeiros

    11/10/2025

    Faróis do carro a dar luz e treinos no estacionamento no engenho do Eurico

    13/06/2024

    Peniche. Nem tudo que vem à rede é peixe

    29/05/2024
  • Motores

    Miguel Cristóvão inicia temporada de forma sólida

    13/04/2026

    Historic Rally Fafe: Vitória para dupla belga

    13/04/2026

    Fórmula 1 horário Portugal: GP de F1 do Miami 2026 – hora portuguesa

    13/04/2026

    Oliver Bearman, a arquitetura da precocidade adaptativa

    07/04/2026

    Oscar Piastri, o algoritmo da eficiência implacável

    01/04/2026
  • Modalidades

    Playoffs da NBA: quatro vitórias para manter o sonho vivo ou aceitar o fiasco

    20/04/2026

    Clássicas da Primavera: tudo sobre o ciclo mais emocionante do ciclismo

    17/04/2026

    O dia em que Wilt Chamberlain marcou 100 pontos na NBA e ninguém viu

    16/04/2026

    Pó, suor e glória: como a terra batida virou o coração emocional do ténis

    14/04/2026

    Sem luvas e 7 horas de combate: a era em que o boxe era um teste de sobrevivência

    10/04/2026
Bancada | Tudo Menos FutebolBancada | Tudo Menos Futebol
Início » Nuno Espírito Santo e Jorge Mendes, os amigos inseparáveis
Portugal

Nuno Espírito Santo e Jorge Mendes, os amigos inseparáveis

RedaçãoPor Redação01/06/20176 Mins Leitura
Facebook Twitter LinkedIn Reddit Telegram Email
Partilhar
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email

O novo treinador do Wolverhampton WFC foi o primeiro jogador transferido para o estrangeiro pelo agora superagente

A conferência de imprensa de apresentação de Nuno Espírito Santo como treinador do Wolverhampton WFC ficou marcada pelo ‘bombardeamento’ de perguntas dos jornalistas sobre a ligação do ex-técnico do FC Porto a Jorge Mendes, o denominado ‘superempresário’. O próprio treinador português fez questão de falar sobre a sua ligação com Mendes: “Só vos queria dizer uma coisa: sou um cliente do melhor empresário do mundo. Ele faz o seu trabalho, eu faço o meu”, salientou.

Já aquando da chegada a Valencia no verão de 2014, em entrevista ao jornal A Marca, NES falou sobre a relação com Jorge Mendes. “É um empreendedor. Vive para o trabalho e faz tudo para defender os seus. Tem muito sentido de humor. Eu aprendo muito com ele, é um sábio. É mais inteligente do que nós todos juntos”, disse na altura Nuno Espírito Santo.

A relação de amizade entre os dois, que ninguém esconde, tem mais de duas décadas. Remonta a 1996, quando o guarda-redes são-tomense ficou na história do futebol mundial por ter sido o primeiro jogador transferido para o estrangeiro por Jorge Mendes, naquele que foi o primeiro caso de sucesso do superagente. Corria a época de 1995/96, e Nuno era um jovem guarda-redes que começava a dar nas vistas no Vitória de Guimarães. Um encontro com um então desconhecido, numa discoteca do Minho, a meio caminho da Corunha, iria mudar a vida do guardião são-tomense. O estranho era Jorge Mendes e nascia uma amizade entre os dois que ainda hoje perdura. O agente prometeu então ao jovem de 22 anos que o ia ajudar a cumprir um dos sonhos de carreira: jogar no estrangeiro, de preferência no futebol espanhol. Dito e feito. Jorge Mendes criou a Gestifute e Nuno esteve seis anos em Espanha, onde jogou no Depor, no Mérida e no Osasuna, este dois últimos clubes na condição de empréstimo.

Em 2002, o guarda-redes pediu a Jorge Mendes para o ajudar a cumprir outro sonho, o de jogar no FC Porto. Por essa altura já o empresário estava fixado no futebol português e no futebol mundial. Tinha boas relações com o clube portista e com Pinto da Costa, e naquele plantel dos azuis-e-brancos Mendes era representante de jogadores como Costinha, Deco e até do treinador José Mourinho. Não foi, por isso, difícil ao agente colocar Nuno no plantel, onde acabaria por chegar como moeda de troca para abater o preço de Jorge Andrade que rumou à Corunha.

No Dragão, Nuno foi quase sempre suplente de Vítor Baía. Apesar disso, fez parte da equipa que venceu a Taça UEFA (2002/03) e a Liga dos Campeões (2003/04) e o campeonato por quatro vezes (2002/03, 03/04, 07/08 e 08/09). E fez também parte da equipa que venceu a Taça Intercontinental, em 2004, na qual substituíu Vítor Baía perto do final do jogo com o Once Caldas, a tempo de brilhar no desempate por penáltis.

No ano seguinte, pela mão de Jorge Mendes, Nuno foi um dos portistas a seguir para o Dínamo de Moscovo, por 2,5 milhões de euros. Acabaria por regressar ao Aves (2007) para meio ano depois voltar ao FC Porto, sob mediação de Mendes, onde esteve três anos quase sempre no banco de suplentes mas como a extensão de Jesualdo Ferreira no balneário. Quando pendurou as chuteiras em 2010, a segunda vida como treinador também teria o patrocínio do mesmo padrinho de sempre.

Começou como técnico de guarda-redes no Málaga e Panathinaikos, a convite de Jesualdo Ferreira, assumindo a carreira a solo no Rio Ave, Valencia CF, FC Porto e agora Wolverhampton, quatro clubes da esfera de ação de Jorge Mendes.

O dia em que NES telefonou em direto a Jorge Mendes…

Momento pitoresco na história da relação entre Nuno e Mendes foi aquele que Espírito Santo protagonizou quando o Rio Ave conseguiu chegar à final da Taça de Portugal e da Taça da Liga, na época 2012/2013. Para chegar ao Jamor, o Rio Ave eliminou, nas meias-finais, o SC Braga. No jogo decisivo venceu 2-0 em casa, e beneficiou de um empate (0-0) em Braga para garantir a final da competição. No final do jogo, na conferência de imprensa, surpreendeu ao surgir, em direto para as televisões, a falar ao telemóvel. Disse à pessoa do outro lado “Adoro-te!” e todos na sala pensaram que se tratava de algum familiar. Mais tarde, o próprio revelou que era Jorge Mendes, o amigo de sempre. 

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=HX3ASY6A623H

 … E a ‘bebedeira’ encenada para ir para o Depor

Outro episódio caricato teve a ver com a transferência do Vitória de Guimarães para o Deportivo da Corunha. Uma transferência que foi tudo menos simples e que implicou uma rigorosa encenação com Jorge Mendes a comandar as ‘operações’.

Nuno pretendia rumar à Corunha e Pimenta Machado, então presidente do clube minhoto, havia dito que a transferência seria aceite caso chegasse a Guimarães uma proposta de um milhão de dólares. O Deportivo demonstrou-se disposto a pagar o valor em causa, mas Pimenta Machado mudou de ideias e passou a pedir cinco milhões. Desesperado, Nuno recorreu a Jorge Mendes, que dava então os primeiros passos como agente de jogadores. E o que fez o agora superagente? Decidiu desarrumar o apartamento de Nuno, originando um cenário caótico. Disse então a Pimenta Machado que Nuno estava doente, muito doente.

“Então, o presidente do Vitória veio visitar-me e fingi que tinha acabado de chegar da rua. Ele perguntou: ‘Ele está bêbedo?’. Quando saiu, disse [a Jorge Mendes]: ‘leva-o amanhã [para a Corunha]… e não o deixes fazer um teste [de alcoolemia]”, contou Nuno ao jornal The Guardian. Com o aval de Pimenta Machado, Jorge Mendes foi então em busca do presidente do Deportivo para fechar a transferência. “O Jorge sabia exatamente a que horas [Augusto César] Lendoiro, o presidente do Depor, deixava o clube todos os dias. Ele saía, descia à rua e caminhava para um restaurante a 100 metros. O Jorge estava lá, a andar ao seu lado. Ele foi de Portugal, conduziu duas horas e meia por causa daqueles 100 metros. Mas sabia que aqueles 100 metros valiam ouro. Depois, conduziu duas horas e meia de regresso para me dizer que a transferência estava concretizada”, contou o agora treinador do Wolverhampton WFC.

Gestifute Jorge Mendes Nuno Espírito Santo
Partilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email
Redação

PARA SI

Rui Borges: O paradoxo da sua afirmação após uma eliminação europeia

16/04/2026

Fernando Pimenta: Resiliência e força de aço em português

26/02/2026

Por que é que a pontuação no ténis é 15, 30, 40?

23/02/2026

Histórico! Portugal bate potência no andebol e segue para ‘main round’ em primeiro

20/01/2026

Padel: As regras básicas de serviço e paredes

07/01/2026

Carlos Lopes, o primeiro campeão Olímpico português

07/01/2026
Últimas Notícias

Playoffs da NBA: quatro vitórias para manter o sonho vivo ou aceitar o fiasco

20/04/2026

Totobola: Prognósticos e lista de jogos desta semana

20/04/2026

Clássicas da Primavera: tudo sobre o ciclo mais emocionante do ciclismo

17/04/2026

Rui Borges: O paradoxo da sua afirmação após uma eliminação europeia

16/04/2026
Veja também
Grande Futebol

O 11 formado por craques que falham o Mundial 2026

Por Redação15/04/2026

O alargamento do Campeonato do Mundo para 48 seleções prometia incluir todas as grandes figuras…

Grande Futebol

O que separa as lendas das equipas que ficam pelo caminho no Mundial

Por Redação10/04/2026

A dois meses do arranque do Mundial 2026, analisamos o ADN histórico das seleções que…

Bancada | Tudo Menos Futebol
Facebook Instagram RSS
  • Contactos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Depositphotos
Copyright © 2026 Bancada

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.