A forma como o treinador do Benfica se dirigiu a um jornalista tem dado que falar. O técnico germânico acusou o jornalista de ser "provavelmente adepto do Sporting ou do FC Porto", depois de o membro da comunicação social, na sala de imprensa da Luz, ter questionado o técnico dos campeões nacionais sobre se o resultado tinha sido melhor que a exibição diante do Sporting.
"Porque pensa assim? Qual é a sua opinião, não merecemos ganhar?", devolveu em resposta o técnico alemão na conversa com o jornalista, que já viu o Sindicato dos Jornalistas e o CNID (associação de jornalistas desportivos) saírem em sua defesa.
Telmo Correia, antigo deputado na Assembleia da República e conhecido sócio do Benfica, não vê motivos para Roger Schmidt pedir desculpas ao jornalista da RTP que esteve envolvido nesta polémica com o treinador do Benfica.
De resto, Telmo Correia, socorrendo-se da ironia, diz que, em Portugal, "nunca vimos treinadores portugueses a dar respostas tortas a jornalistas". "O FC Porto então!", comentou o ex-parlamentar.
Em declarações na Antena 1, Telmo Correia disse ainda que "é evidente que um treinador, seja ele qual for, quando se vira a um jornalista, nunca é boa ideia", disse, realçando que o jornalista até poderá ser adepto do Sporting ou do FC Porto como Roger Schmidt admitiu por possibilidade.
"Se calhar até é, não faço ideia", acrescentou Telmo Correia, lembrando que Roger Schmidt tem sido alvo da imprensa nas últimas semanas, apesar de continuar a vencer internamente.
"O Roger Schmidt, fruto de uma pressão mediática brutal, como eu nunca vi, é um treinador que, em três clássicos, ganhou três. É um treinador que, em um ano, tem tantos títulos como o Rúben Amorim", disse Telmo Correia, realçando que, nas últimas semanas, o treinador foi apontado à saída.
"Era despedido, ia embora. Saltou-lhe a tampa como é evidente", reconheceu Telmo Correia, não encontrando motivos para que Roger Schmidt tenha de vir a público pedir desculpa ao jornalista.
"Não tem nada que pedir desculpa. Não têm que pedir desculpa nenhuma", vincou Telmo Correia, sublinhando que, na imprensa, têm um tratamento com ele "como não têm com o Rúben Amorim e o Sérgio Conceição".
"Ou porque são portugueses ou por qualquer outra razão", concluiu Telmo Correia, que saiu em defesa do treinador das águias, que também já viu o Benfica fazer a sua defesa.
"Exercício de discriminação e perseguição relativamente ao treinador do Benfica"
"O CNID prestou-se a um triste exercício de discriminação e perseguição relativamente ao treinador do Benfica, Roger Schmidt", pode ler-se em comunicado das águias.
O Benfica lembra ainda que Roger Schmidt está "há vários meses a ser sistematicamente objeto de enxovalhamento e desconsideração por parte de comentadores e jornalistas".
Aí, relata o Benfica, o CNID não manifestou qualquer "palavra de preocupação com o comportamento da classe que representa", até porque, em relação ao Benfica, "um tratamento diferenciado por parte do CNID".
O Benfica lembra ainda que outros treinadores têm "atitudes ameaçadoras e desconsiderantes para com profissionais da comunicação social".