Portugal
“Nunca pensei que FC Porto ficasse satisfeito com o segundo lugar”, diz Octávio
2021-04-19 16:50:00
Técnico considera que, a confirmar-se o título do Sporting, desilusão será sentimento partilhado por Benfica e FC Porto

O campeonato está longe do fim, mas já há espaço para antecipar alguns cenários, depois da ronda em que o Benfica se despediu da luta pelo título (a derrota com o Gil Vicente representa uma ‘desistência’ encarnada), sendo que o Sporting se reencontrou com o caminho das vitórias, enquanto o FC Porto passou com dificuldades pela Choupana, frente ao Nacional, último classificado. O título dos leões, que poderia complicar-se, fica agora mais perto, porque se supera mais uma final e porque há menos um rival capaz de ombrear por essa posição.  

A confirmar-se o título da equipa de Rúben Amorim, Octávio Machado entende que haverá desilusão dos dois rivais. “Se o Sporting for campeão, como tudo indica que irá acontecer, não será só o Benfica a desilusão da época”, afirma Octávio Machado, na CMTV, aludindo ao facto de também o FC Porto, campeão em título, falhar esse objetivo.  

Em discussão estava a permanência (ou não) de Jorge Jesus no cargo de treinador dos encarnados, caso se confirme que o Benfica falhe o título e também a qualificação direta para a Liga dos Campeões - o terceiro lugar coloca a equipa lisboeta perante um cenário de indefinição, com uma terceira pré-eliminatória e um play-off de acesso à competição. Sendo que o terceiro lugar não é ainda um dado adquirido.  

Mas a visão de Octávio Machado não colhe consenso, no debate, até porque o FC Porto consegue (e esse facto não pode ser apagado) uma notável prestação na Liga dos Campeões, chegando aos quartos de final e saindo da prova aos pés do Chelsea, com uma vitória na condição de visitante perante equipas inglesas. A primeira vez na história, diga-se, que o dragão o fez. 

E analisando a época do FC Porto, Rodolfo, presente no debate, lembra que, ao contrário do Benfica, o FC Porto ainda está na luta pelo título, sendo que o Sporting “ainda vai tremer”, até ao final do campeonato. “Os Varandas, os Amorins e companhia é tudo muito giro, se continuarem na frente, caso contrário já não é giro”, aponta o ex-capitão portista, insistindo na tese de que a caminhada do FC Porto, até ao momento, não se compara com a do Benfica. 

Octávio não refuta estes factos, mas manifesta-se surpreendido se vir os adeptos portistas confortáveis com a classificação atual. “Nunca pensei que o FC Porto ficasse satisfeito com o segundo lugar. Nunca pensei, disse o treinador. 

“Estamos a falar de objetivos falhados. E se o FC Porto não for campeão, falha um objetivo, tal como o Benfica falha”, argumenta ainda Octávio Machado. 

Se no plano desportivo este cenário é também irrefutável, a verdade é que, na vertente financeira, o segundo lugar é muito mais do que o primeiro dos últimos, já que na próxima época dará acesso a qualificação direta para a Liga dos Campeões, com um encaixe de 40 milhões de euros. 

Com a vitória difícil no terreno do Nacional, o FC Poro distanciou-se do Benfica e do SC Braga e consolidou o segundo lugar. E mantém-se na luta pelo título, a seis pontos do Sporting, numa altura em que o campeonato entra na fase decisiva e onde se olha o calendário com mais atenção. 

Destacam-se os clássicos Benfica-Sporting e Benfica-FC Porto, mas há ainda uma difícil deslocação dos leões ao reduto do SC Braga. E há uma realidade indesmentível: alguns jogos entre equipas grandes e outras mais modestas mostram extremas dificuldades dos favoritos. O Sporting soma dois empates nos últimos três jogos, o FC Porto teve de suar para derrotar o lanterna-vermelha e o Benfica perdeu em casa com o Gil Vicente. As contas do campeonato far-se-ão no fim.