Portugal
"Número de penáltis vai diminuir", admite Fontelas Gomes
2020-08-26 16:05:00
Responsável pela arbitragem portuguesa confia na capacidade do quadro de árbitros

O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol faz um balanço positivo do VAR desde que foi introduzido em Portugal.

Em entrevista ao Record, Fontelas Gomes fala de algumas decisões e acredita que no futuro "o número de penáltis vai diminuir".

A arbitragem costuma alimentar polémicas e debates ao longo da temporada mas Fontelas Gomes desvaloriza o 'ruído' que se faz a esse respeito e aponta para a capacidade que vê nas suas equipas de arbitragem.

Uma das questões que, nos últimos anos, tem gerado polémica está relacionada com a colocação das linhas para análise do fora de jogo.

Fontelas Gomes confia na tecnologia e nos árbitros que desempenham a função de VAR na Cidade do Futebol.

De resto, o líder do setor da arbitragem nacional deixa clara uma ideia para os adeptos de futebol sobre a colocação das linhas, nomeadamente quando alguns golos são anulados por um centímetro, por exemplo.

"Os árbitros sabem colocar as linhas", garante Fontelas Gomes, desvalorizando polémicas e análises detalhadas que, depois dos jogos, são feitas relativamente aos centímetros e posição dos jogadores quando a bola parte e os atletas são apanhados, ou não, em posição irregular.