Portugal
Novo estádio do Benfica: 120 mil lugares para uma nova Luz?
2025-01-07 13:50:00
Dirigente do Benfica fala num novo estádio da Luz, para dar resposta à falta de oferta, com tanta procura de lugares

O Benfica vai construir um novo estádio, com 120 mil lugares, e passar a ter dois recintos, sendo que o atual Estádio da Luz passaria a servir o futebol feminino e o râguebi?

A ideia foi apresentada pelo vice-presidente do Benfica Rui do Passo, em entrevista à BTV. "Temos de começar a pensar num novo estádio do Benfica", disse.

Não, não é um projeto em fase inicial, nem sequer um plano a curto ou médio prazo. É um plano daquele dirigente, realista e sustentado em números.

"Temos de começar a pensar num novo estádio. Este começa a esgotar-se. Temos estádio em permanência cheio", assinalou, na televisão do emblema lisboeta.

"Começo a sonhar com um novo estádio, que tem de ter a capacidade mítica que está na cabeça de todos o benfiquistas, que são os 120 mil", afirmou ainda Rui do Passo.

Se à partida edificar um novo estádio do Benfica parece uma prioridade errada, na verdade os recintos desportivos dos clubes podem ser fontes de receita ainda mal exploradas. 

Novo estádio do Benfica para garantir resposta à procura de adeptos

Numa altura em que o Benfica se prepara para aumentar a capacidade do seu atual recinto, para 70 mil adeptos, há outros números que importa destacar.

Atualmente, o Benfica não tem oferta para camarotes e lugares executivos. Há uma lista de espera que aumenta a cada época que passa. "Temos os camarotes cheios e com lista de espera, temos lugares executivos com lista de espera, temos Red Pass com lista de espera", lembra o dirigente, na mesma entrevista.

Um novo estádio do Benfica com 120 mil lugares permitiria ter 70 mil Red Pass (ao contrário dos 45 mil atuais), além de 10 mil lugares executivos (o dobro do atual estádio da Luz). Também o número de camarotes duplicaria, de 150 para 300.

"Acho que é possível começarmos a pensar muito seriamente num projeto destes", advoga o dirigente encarnado.

Estádio da Luz atual serviria futebol feminino e râguebi

Edificando um novo estádio, o Benfica teria, como é óbvio, um problema: o que fazer ao atual estádio da Luz? 

Rui do Passo tem a solução: dedicar a catedral encarnada ao futebol feminino e ao râguebi. 

E ainda que o futebol feminino tenha uma crescente procura de adeptos, a verdade é que 70 mil lugares para um jogo desta vertente seria um recorde em Portugal. Por outro lado, 70 mil adeptos a assistir a um jogo de râguebi seria pouco provável. 

A história do Estádio do Benfica que nasceu para o Euro2004

O atual Estádio do Benfica foi inaugurado a 25 de outubro de 2003 e já serviu de palco para momentos emblemáticos do futebol mundial.

O clube lisboeta investiu cerca de 162 milhões de euros no projeto, desde o estádio propriamente dito até aos equipamentos necessários.

O arquiteto responsável pelo projeto foi Damon Lavelle, conhecido por projetar diversos estádios em todo o mundo.

O design do Estádio da Luz destaca-se pela modernidade, funcionalidade e pelo uso de luz natural, graças à estrutura da cobertura transparente que cria um ambiente mais iluminado e acolhedor para os adeptos.  

Com capacidade para cerca de 65 mil lugares, o Estádio da Luz foi projectado para substituir o antigo estádio. E é o maior recinto desportivo em Portugal e um dos mais icónicos estádios em solo luso.

Recorde-se que há poucos anos o Estádio da Luz sofreu obras de melhoramento estético, sobretudo com a colocação de leds e um sistema sonoro sofisticado. 

Damon Lavelle prevê que o novo Estádio do Benfica seja o "Tesla dos estádios".

Por ali já se realizaram finais da Champions League e do Euro'2004. E por isso esta ideia de um novo estádio do Benfica não gera consenso nem no seio encarnado.

João Diogo Manteigas acredita que este não deve ser o foco do Benfica.

Novo Estádio do Benfica: Prioridade?

"A seu tempo, os sócios irão debater e decidir este tópico municiados com toda a informação relevante", defendeu João Diogo Manteigas, citado pela A Bola.

De resto, o assumido candidato às próximas eleições diz que "existem prioridades mais urgentes" na realidade encarnada que não o novo Estádio da Luz com 120 mil lugares.

"Vitórias que levem a títulos e a aprovação final dos novos estatutos com a criação de um regulamento eleitoral à altura do glorioso", apontou Manteigas.

O benfiquista diz que o "foco tem que estar obcecado na recuperação da hegemonia desportiva" com "Liga e taças".

Ao mesmo tempo, Manteigas quer um Benfica a abordar o mercado de transferências com capacidade para ajustar o plantel às necessidades.

E Manteigas espera que o Benfica consiga ultrapassar algumas metas desportivas, antes de pensar na remodelação do novo Estádio da Luz. 

"Desejando-se que vença Barcelona e Juventus. Isto sim, é prioritário", vincou Manteigas.

A ideia do novo estádio do Benfica

O sonho encarnado de ter um novo Estádio da Luz não é novo, mas foi agora retomado pelo vice-presidente Rui do Passo. O Estádio da Luz tem capacidade para 64.642 lugares. Contudo, por razões de segurança, a UEFA e a FIFA nunca permitem que a lotação seja toda ocupada.

Nesse sentido, Rui do Passo já admitiu que o Benfica perde receitas em todas as partidas. E um dia, quem sabe, voltar a ter o novo Estádio da Luz com 120 mil lugares como foi, em tempos, o antigo reino da águia.

Que capacidade terá o novo Estádio da Luz?

A confirmar-se este projeto, o novo estádio do Benfica passaria a ter 120 mil lugares.

Seria pouco menos do dobro da atual capacidade: 64.642 lugares.

Este é um número que fica ainda longe dos 120 mil lugares que tinha o antigo estádio da Luz antes da colocação das cadeiras.

Quantos lugares tem o estádio do Benfica?

  • Antigo estádio da Luz: 120 mil lugares;
  • Após construção do novo Estádio da Luz em 2003: 64 mil;
  • Projeto anunciado pelo vice Rui do Passo: 70 mil;
  • Sonho de um novo Estádio da Luz: 120 mil lugares.

Futuro recinto do Benfica 

De resto, a ideia de aumento de capacidade não é nova. Em 2020, o arquiteto do atual estádio do Benfica revelou que o clube tinha encomendado um estudo para aumentar a capacidade da Luz.

Contudo, o projeto não visa aumentar o novo Estádio da Luz para uma capacidade de 120 mil lugares.

Ao longo dos últimos anos, recorde-se, outros estádios sofreram obras tendo em vista uma melhoramento das condições e da capacidade.

O Estádio do Real Madrid é um superestádio com tecnologia de ponta. O Bernabéu foi melhorado e é aos dias de hoje um dos palcos mais sagrados mas também mais modernos do futebol.