Portugal
"Nota-se que equipas que jogam contra o Sporting 'matam-se'", diz Carlos Xavier
2021-04-14 12:25:00
"Infelizmente, o Sporting tem de lutar contra mais que 11 jogadores"

Antigo capitão do Sporting, Carlos Xavier não entra em descrédito em relação à campanha dos leões no campeonato e confia que Rúben Amorim e os seus jogadores podem levar 'o barco a bom porto'. O ex-futebolista realça que os "próximos jogos serão determinantes" a começar já na sexta-feira, em Faro, diante do Farense, num embate no qual a turma de Alvalade voltará a tentar retomar o caminho das vitórias, que lhe têm escapado nas últimas rondas.

"Não estou preocupado. Obviamente que são dois empates mas nota-se que as equipas que jogam contra o Sporting 'matam-se' para serem as primeira a ganhar-lhe no campeonato", defendeu Carlos Xavier, certo de que os jogadores leoninos têm de ter em mente que "só dependem deles" e os jogos em Faro e frente à Beleneses SAD serão "determinantes". Além disso, o ex-capitão leonino pede aos adeptos do Sporting para não entrarem em 'depressão', até porque outras equipas "já fizeram piores séries".

Questionado sobre o que tem faltado ao emblema de Alvalade nos últimos jogos, Carlos Xavier respondeu com alguma ironia à mistura, lembrando a anulação de um golo ao Sporting, em Moreira de Cónegos, por fora de jogo de dois centímetros. "Tem faltado sorte, um ou dois centímetros", ironizou o antigo futebolista do emblema de Alvalade, velando críticas às arbitragens pela forma como estão a conduzir e a gerir os encontros da formação verde e branca. "Há também amarelos para condicionar logo a abrir e para intimidar", referiu, dizendo que "infelizmente, o Sporting tem de lutar contra mais que 11 jogadores" nos relvados nacionais ao longo campeonato.

Em declarações ao jornal O Jogo, Carlos Xavier disse ainda que espera uma reação forte da turma de Alvalade para que o leão mantenha a liderança e a vantagem de seis pontos, que 'emagreceu' nas últimas jornadas, nas quais houve uma aproximação quer de FC Porto, segundo classificado, quer do Benfica, que segue na terceira posição da Liga NOS. "O Sporting vai reagir e não deve mudar a forma de abordar os jogos., apesar de reconhecer que tem faltado alguma eficácia", defendeu, esperando um Sporting a chegar a Faro e a 'pegar' no jogo em busca de três pontos na luta pelo título.

O Sporting perdeu quatro pontos nas duas últimas jornadas do campeonato que, aliadas às vitórias consecutivas de FC Porto e Benfica, permitiram uma aproximação aos leões por parte dos seus eternos rivais. Atualmente, a formação orientada por Rúben Amorim tem seis pontos de vantagem sobre os dragões e nove sobre as águias, isto numa fase em que a I Liga está ao rubro e a caminhar para o seu final, faltando realizar oito jornadas para o final da competição que o Sporting tem esperança de conquistar, coisa que há quase 20 anos não acontece.