Portugal
“Nos treinos, por muito que falássemos mais alto o Nakajima ria-se" 
2021-01-18 15:35:00
Folha está surpreendido com passagem discreta do japonês pelo FC Porto e fala de uma personalidade diferente

O avançado japonês Shoya Nakajima deixou o FC Porto e foi cedido ao Al Ain, clube dos os Emirados Árabes Unidos treinado pelo português Pedro Emanuel. 

O japonês passou pela Invicta sem deixar a sua marca, depois de se destacar no Portimonense, onde foi treinado por António Folha. 

Em entrevista ao Maisfutebol, o técnico não consegue compreender esta passagem discreta pelo campeão nacional. “Com a qualidade do Nakajima, ninguém pensou que ele não se conseguisse impor no FC Porto”, diz Folha, que compreende a opção do técnico portista: “O FC Porto tem excelentes executantes e o Sérgio Conceição saberá quem é mais capaz”. 

António Folha tinha “uma expectativa mais elevada” relativamente ao japonês, pela forma como o Nakajima jogaÉ um extraordinário jogador”, ressalva, talvez ‘traído’ por questões culturais. 

“Eu conhecia bem a cultura.  Os japoneses são pessoas muito direitinhas, muito certinhas. Nos treinos, por muito que falássemos um pouco mais alto, ele ria. É a forma dele estar”, conta. 

É um pouco acanhadovive no seu mundo, quase não falaSempre tranquilo, a ouvir a sua música no telemóvel. Se alguém falar para ele, ri-se. Mas dentro do campo essa alegria é contagiante, tem um prazer enorme em jogar, tem uma alegria enorme. Não sei se foi por causa da cultura dele que não conseguiu. Nós sabíamos que ele era assim. Temos de o perceber bem”, complementa, àquele jornal.  

Sérgio Conceição também comentou, nesta segunda-feira, a saída de Nakajima. “Esteve muito tempo e teve várias oportunidades. Mas há jogadores que não se ambientam, um bocadinho por culpa deles, por causa do contextoÉ o trajeto de cada um, dependendo do caráter de cada um”, resumiu. 

Nakajima, de 26 anos, chegou na última temporada ao FC Porto, que pagou 12 milhões de euros por 50 por cento do passe ao Al-Duhail, do Qatar. 

O internacional japonês chegou à Europa através do Portimonense, no qual atuou durante uma temporada e meia (2017/18 e metade de 2018/19), mudando-se então para o Al-Duhail. 

Antes de viajar para a Europa, Nakajima jogou no Tokyo Verdy, no Kataller Toyama e no FC Tokyo. 

No FC Porto, o japonês fez 37 jogos em temporada e meia e marcou um golo, chegando a estar afastado da equipa em 2019/20, após a retoma na sequência da paragem dos campeonatos, devido à covid-19.