Portugal
"Nós no Benfica não nos contentamos em ficar tão-só à frente do Sporting"
2023-01-18 10:50:00
"Prefiro o ditado popular de que candeia que vai à frente alumia duas vezes", refere Bagão

O Benfica viu a margem na frente do campeonato ficar mais curta com o empate no dérbi contra o Sporting, com SC Braga e FC Porto a aproveitarem a igualdade entre os rivais lisboetas para se aproximarem do líder encarnado. Já o clube de Alvalade disse praticamente adeus ao título, embora a matemática permita esse sonho em tons de verde e branco.

Mas trata-se de algo que a plateia leonina não acredita que possa vir a ocorrer nesta temporada, dado que são vários os adversários que estão à frente dos leões na classificação. Ou seja, não basta que perca pontos um rival, mas sim os três que estão à frente do Sporting, precisando também a equipa de Rúben Amorim de vencer os seus jogos. Só assim a distância fica mais curta e pode haver uma aproximação.

Perante o contexto atual do campeonato e a realidade da tabela classificativa, António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e conhecido adepto encarnado, acredita que o Benfica já garantiu que ficará à frente dos leões no final da época, embora, admita, esse 'título' de pouco sabe ao 'terceiro anel' do Estádio da Luz.

"Prefiro o ditado popular de que candeia que vai à frente alumia duas vezes. Nós no Benfica não nos contentamos em ficar tão-só à frente do Sporting (o que está praticamente assegurado)", salientou Bagão Félix, em declarações no jornal A Bola, onde reconheceu que o empate no dérbi com o Sporting, mesmo deixando os leões com 12 pontos de atraso em relação ao Benfica "soube a pouco."

Elogios à atitude de Schmidt

Por outro lado, António Bagão Félix aproveitou para destacar a postura de Roger Schmdit no final do encontro ao cumprimentar Rúben Amorim, o treinador do Sporting e antigo jogador encarnado.

O ex-ministro não deixou de utilizar essa circunstância para enviar uma 'alfinetada' em relação a outros protagonistas do futebol após o final dos encontros.

"Na Luz, o treinador anfitrião [Roger Schmidt] foi cumprimentar o visitante [Rúben Amorim] com naturalidade e, no fim, voltarem a fazê-lo com desportivismo", concluiu António Bagão Félix.

A primeira volta do campeonato está quase a terminar e a luta pelo título está em aberto, com o Benfica na frente da I Liga, tendo, nesta altura, mais quatro pontos que o SC Braga e mais cinco do que o FC Porto.

Na próxima ronda, o Benfica visita os Açores para defrontar o Santa Clara, enquanto que o SC Braga joga contra o Paços de Ferreira, na Mata Real. Já o FC Porto viaja até ao D. Afonso Henriques, em Guimarães, e o Sporting recebe o Vizela.