Portugal
"No FC Porto são mais espertos que em Lisboa"
2023-04-17 10:50:00
"A pressão sobre os árbitros e, agora, sobre o VAR surte efeitos", diz Manuel José

O FC Porto poderia ter ficado a 13 pontos há duas jornadas atrás, em caso de vitória do Benfica no clássico. O empate deixaria as contas também delicadas para os azuis e brancos, que teriam 10 de atraso para a liderança, e só uma vitória interessava aos portistas para reduzirem a distância pontual para sete pontos. 

Porém, essa pontuação parecia, para muitos, um 'mar' para navegar, enquanto que outros confiavam que o Benfica iria abanar na liderança. Sérgio Conceição e os jogadores, tal como a administração nas declarações públicas, jamais 'atiraram a toalha ao chão' e, em duas jornadas, os rivais Benfica e FC Porto ficaram mais próximos.

O Benfica está na liderança mas agora apenas com quatro pontos de vantagem, tendo um calendário, na teoria, mais complicado que os azuis e brancos.

Ao mesmo tempo que são lançados avisos na Luz para que a equipa possa reagir e a Direção liderada por Rui Costa, nomeadamente em relação às arbitragens, deixando de ser "totós", há quem note nas declarações recentes dos portistas Sérgio Conceição e do vice-presidente Vítor Baía mensagens de pressão para as arbitragens. E isso mostra que estão alinhados, segundo acredita Manuel José.

"A pressão sobre os árbitros e, agora, sobre o VAR surte efeitos e, ao que parece no FC Porto são mais espertos que em Lisboa", afirmou o ex-treinador do Benfica.

Em declarações no Record, o antigo técnico destacou ainda que o Benfica está a derrapar nesta altura do campeonato pois diante do FC Porto, no clássico da Luz, "não mostrou estofo de campeão".

Dragão visita Paços, águia tenta voar sobre estorilistas

Na próxima jornada, o Benfica recebe o Estoril Praia no Estádio da Luz, procurando voltar às vitórias, numa ronda em que o FC Porto visita Paços de Ferreira, onde os azuis e brancos venceram três das últimas cinco deslocações, a contar para todas as provas.

O Paços de Ferreira está mergulhado nos lugares de despromoção e a tarefa para os pupilos orientados por César Peixoto não se antevê fácil, até porque o FC Porto chegará à Mata Real confiante pelos triunfos recentes que permitiram uma aproximação ao Benfica na frente do campeonato, renascendo a esperança da revalidação do título.

É esperada uma forte presença de adeptos portistas em Paços de Ferreira sendo esse um aliado para os comandados por Sérgio Conceição que, apesar de estarem fora das competições europeias, jogam ainda as suas esperanças não apenas na I Liga mas também na Taça de Portugal.