Portugal
"No FC Porto não estão preparados para apontar ao verdadeiro culpado das contas"
2023-07-06 11:55:00
"Nunca é a culpa de quem é verdadeiramente culpado, que é quem dirige o clube", diz ex-candidato ao Benfica

Fernando Gomes, administador financeiro do FC Porto, avisou que os azuis e brancos teriam de negociar a venda de ativos até ao final do mês de junho, sob pena de terem de enfrentar consequências por parte da UEFA no que toca ao fair-play financeiro. Antes desse prazo finalizar, Pinto da Costa assegurou que FC Porto não teria essa obrigatoriedade e o facto é que não foi tornado público qualquer negócio por parte dos portistas.

Perante esta situação, várias têm sido as vozes críticas que se têm levantado contra a gestão portista, nomeadamente em relação ao trabalho de Fernando Gomes, que tem o pelouro financeiro da SAD sob a sua posse. O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto tem sido, de resto, a figura mais atacada quando o assunto são as dificuldades financeiras do FC Porto mas Bruno Costa Carvalho, antigo candidato à presidência do Benfica, diz que acompanha a situação do rival e vê que, na Invicta, há dificuldade em apontar ao "verdadeiro culpado" pelo estado das contas.

"Registar que o FC Porto não vendeu ninguém apesar de o seu administrador com o pelouro financeiro dizer que era obrigatório vender até 30 de junho de 2023, se não vinham penalizações com a UEFA. Estou à espera agora", começou por dizer Bruno Costa Carvalho, em declarações num podcast da Rádio Nacional de Desporto, onde criticou algumas figuras do FC Porto, sem mencionar.

"Acho extremamente curioso como é que os adeptos do FC Porto analisam estes temas", argumentou, prosseguindo a respeito deste caso.

"Eu vi pessoas importantes analisar, não vou dizer os nomes mas são portistas, que disseram que o descalabro financeiro, que vai acontecer com prejuízos nas próximas contas do FC Porto, é culpa do administrador com o pelouro financeiro e nunca é a culpa de quem é verdadeiramente culpado, que é quem dirige o clube", afirmou Bruno Costa Carvalho.

No fundo, disse o ex-candidato à presidência das águias, é preciso ver quem é que tem a culpa. "Para falar puro e duro acho que as pessoas do FC Porto não conseguem e não estão preparadas para apontar as baterias para quem é o verdadeiro culpado desta situação lamentável e catastrófica em que o FC Porto se encontra".

Em todo o caso, Bruno Costa Carvalho diz que, como benfiquista, tem "satisfação" com o que se está a passar na casa azul e branca. "Não deixo de ver isto com alguma satisfação", admitiu Bruno Costa Carvalho, esperando pelas consequências.

"Fico a aguardar as pesadas sanções que o doutor Fernando Gomes previu", relatou Bruno Costa Carvalho, dizendo ainda que também todos os anos há algo no FC Porto que o tem deixado curioso.

"Todos os anos o Sérgio Conceição vai para clubes extraordinários mas, na verdade, nunca ninguém o quer", completou Bruno Costa Carvalho.