Portugal
"No campeonato há sempre umas coisas que no apito internacional não existem"
2024-02-29 09:10:00
FC Porto brilha na Liga dos Campeões mas a nível nacional as coisas não têm corrido como portistas esperavam

Se na Liga dos Campeões a campanha do FC Porto tem vindo a ser pautada por sucesso desportivo e financeiro, com vitórias que provocam rendimento económico para os cofres azuis e brancos, além do prestígio, a nível nacional a turma de Sérgio Conceição não tem tido tantos motivos para sorrir.

O FC Porto segue com atraso pontual face aos rivais e a luta pelo título está cada vez mais complicada, sendo que na Taça da Liga os portistas nem conseguiram o passaporte para a fase final a quatro, que se realizou em Leiria, e na Supertaça Cândido de Oliveira perderam diante do Benfica, em agosto, na abertura oficial da temporada 2023/2024.

Encarnação vê que no campeonato "há sempre umas coisas que no apito internacional não existem"

Para Nuno Encarnação, gestor e conhecido adepto do FC Porto, há uma explicação para o sucesso do FC Porto além fronteiras e tem que ver com a gestão dos árbitros durante as partidas.

“O problema da Liga dos Campeões e da Liga nacional é que há uns árbitros diferentes e, por isso, há sempre ali umas coisas que no apito internacional não existem, mas cá, pronto”, comentou Nuno Encarnação, que falava na CMTV, onde deu conta de que lhe têm agradado as exibições e o rendimento desportivo na Champions, por oposição ao que o FC Porto tem feito nas provas domésticas.

E se há quem diga que "quando o FC Porto perde a culpa recai nos jogadores, apanha-bolas, diretores e árbitros", Encarnação continua a confiar no trabalho de Sérgio Conceição.

"Não andar de pantufas a jogar futebol, mas sim andar com piton de alumínio"

O treinador, diga-se, que recentemente criticou os jogadores pela perda de pontos no campeonato, com o empate em Barcelos, onde o treinador não gostou de ver jogadores de "pantufas".

"O Pepe levou 12 ou 15 pontos na cabeça, disputou duelos aéreos e é preciso que seja assim. Não andar de pantufas a jogar futebol, mas sim andar com piton de alumínio e com toda a atitude necessária para ganhar jogos", disse o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, em declarações em conferência de imprensa, depois do empate diante do Gil Vicente.

Nesta altura, o FC Porto tem nove pontos de desvantagem em relação ao Benfica, líder do campeonato e que na próxima jornada tem deslocação ao Estádio do Dragão.

O jogo está agendado para o próximo domingo e será fundamental na corrida para o título, numa fase em que o calendário está apertado para todas as equipas, principalmente aquelas que disputam as competições europeias.