O Sporting entra na reta final da época com legítimas aspirações à conquista do título, até porque é do leão, nesta altura, o lugar mais ambicionado na classificação.
A turma verde e branca tem mais um ponto que o Benfica, que é segundo classificado, mas pode alargar para quatro, se vencer o jogo em atraso que tem em Famalicão, isto levando em conta o atual contexto pontual na I Liga. É que antes de jogar contra os minhotos, os leões ainda têm outros jogos para realizar, tal como o Benfica e o FC Porto, que segue em terceiro lugar, mas sonha com a conquista do título também.
"Um caso no Benfica ou no FC Porto é noticiário todos os dias. Sporting é eliminado e ninguém fala"
Jaime Pacheco, treinador e ex-jogador de Sporting e FC Porto, entre outros clubes, admite que o Sporting tem vindo a gerir a situação classificativa ao longo da época. Mas Pacheco vai mais longe e nota que o universo verde e branco está alinhado nesta altura. E dá até um exemplo a esse respeito.
“Um caso no Benfica ou no FC Porto é noticiário todos os dias pela negativa. O Sporting é eliminado e ninguém fala, ninguém comenta ou quase ninguém comenta. E isso permite que, a espaços, o Sporting esteja bem”, assinalou Jaime Pacheco, realçando a importância de todos estarem alinhados nessa lógica.
Mas para o treinador que foi campeão pelo Boavista, surpreendendo tudo e todos no início do século, o Sporting segue na frente do campeonato também devido à forma como a administração e o treinador conseguem abordar o mercado de transferências.
“Costumo dizer muitas vezes. Aqui há um segredo muito importante. Não é uma crítica, mas uma constatação. O Sporting vai buscar jogadores onde vai o FC Porto e o Benfica. Ao SC Braga, ao Famalicão, ao Rio Ave, por aí adiante... E os do Sporting jogam sempre muito bem", comentou Jaime Pacheco, em declarações na Antena 1.
De resto, Pacheco sustenta que os jogadores do Sporting "ou estão muito bem treinados ou escolheram melhor", em relação aos jogadores que os rivais leoninos compram.
"Acho que o Sporting vai ser campeão"
Aqui chegados, os leões seguem na frente e Jaime Pacheco diz que o Sporting é o candidato mais candidato nesta altura da temporada.
"Não sei quem vai ser campeão, mas o Sporting está num bom caminho. Esta gestão que ele faz, eu faria a mesma coisa. Está no trilho certo. Por aquilo que se vê, acho que o Sporting vai ser campeão”, vaticinou Jaime Pacheco.
Em todo o caso, o treinador não deixou de fazer um reparo a Rúben Amorim. “Quando está a perder ou acabar o jogo, mantém os três centrais. Não gosto muito disso, mas na globalidade admiro aquilo que o Amorim tem feito”, concluiu sobre o treinador de um Sporting que há quem diga que está a ser alvo de uma "perseguição para não ser campeão".