Portugal
"No 4-4-2 do Benfica atrás do Taraabt o Pirlo também não ia brilhar"
2020-11-17 13:20:00
Weigl poderá estar de saída da Luz mas há quem defenda que o problema está no sistema e não no jogador alemão

Julian Weigl chegou ao Benfica numa transferência mediática proveniente do Borussia Dortmund da Bundesliga por 20 milhões de euros mas, até ao momento, não se conseguiu fixar no onze encarnado.

Internacional alemão e centrocampista de renome no principal campeonato germânico, o jogador ainda não se encontrou na Liga portuguesa e uma eventual saída do Benfica vai ganhando força, sendo, de resto, apontada como um cenário possível, nesta terça-feira, pelo jornal Record.

Diogo Luís, antigo jogador do Benfica, explica que Weigl não é o jogador certo para este sistema das águias e nota que este poderia render mais num esquema de "4-3-3 em que fosse o pivot defensivo", porque tem "qualidade a sair e de posicionamento".

Só que Jorge Jesus tem procurado criar dinâmicas no meio-campo através de uma dupla de médios, sendo que o marroquino Adel Taraabt tem sido uma das figuras mais frequentes no onze.

Ora, o ex-jogador encarnado Diogo Luís entende que o estilo de jogo de Weigl não encaixa num meio-campo assim e diz mesmo que dificilmente irá render, dando o exemplo de um antigo médio de renome internacional (atual treinador da Juventus) para dizer que "era como trazer o Pirlo para jogar no 4-4-2 do Benfica atrás do Taraabt."

"O Pirlo também não ia brilhar", analisa Diogo Luís, dizendo que "não ia brilhar, não só porque a equipa estava desequilibrada e ele não ia conseguir estancar os ataques dos adversários como também não ia brilhar na saída de bola porque os adversários fecham-se muito frente ao Benfica".

Em declarações na Renascença, o ex-jogador encarnado diz que este sistema não vai ao encontro de Weigl. "Parece-me que é muito mais pelo sistema que não estamos a ver o melhor Weigl".

Diogo Luís realça ainda que se não for para apostar em Weigl, a melhor solução passará pela saída já que o alemão tem "um dos vencimentos mais altos do plantel".

"Se o Benfica o colocar num clube, por exemplo na Bundesliga onde já o conhecem, acho que podem fazer um bom negócio", salientou Diogo Luís, dizendo que estranha o facto de Jorge Jesus não ter conseguido potenciar Weigl.

"É estranho. Mas também não deixa de ser estranho que o toque de midas de Jorge Jesus ainda não se reflete no Benfica. No primeiro ano de Jorge Jesus, em todas as equipas tem um futebol avassalador e consegue abalroar praticamente todos os adversários com golos e boas exibições e isso ainda não está a acontecer no Benfica".

Julian Weigl está ciente da cobrança dos benfiquistas e reconhece que os adeptos lhe têm feito críticas. Mas o alemão defende-se e diz que não é um jogador talhado para executar "malabarismos".

"Sei que carrego um peso e que sou criticado. Não sou um jogador que faz muitos malabarismos e depois grita no estádio. As minhas qualidades como jogador defensivo são outras", afirmou o jogador de 25 anos, em declarações à Sport Bild.

Contratado ao Borussia Dortmund por 20 milhões de euros em janeiro deste ano, o médio Julien Weigl tem contrato com o emblema da Luz até 2024.

Quando chegou ao clube da águia, recorde-se, Weigl disse que o Benfica "é o clube mais famoso" de Portugal e comparou o clube encarnado ao Bayern da Alemanha.

"É o Bayern de Portugal ou até mais. Cerca de 70 por cento dos adeptos são do Benfica”, afirmou Weigl.