Portugal
"Ninguém ouve o gabinete de imprensa do Sporting sempre lesto a denunciar erros"
2023-10-04 12:55:00
"A tal 'onda verde', de que tanto falam, já vai em seis pontos à conta da arbitragem", indica Miguel Sousa Tavares

A classificação da I Liga é liderada pelo Sporting e há quem note um silêncio por parte do gabinete de comunicação dos leões em relação às arbitragens. Miguel Sousa Tavares, escritor e conhecido adepto do FC Porto, faz notar que "ninguém ouve" e por isso gostava de saber "onde está" o "gabinete de imprensa" do clube liderado por Frederico Varandas.

"Ah, mas onde está, que ninguém o ouve, o gabinete de imprensa do Sporting, sempre tão lesto e tão loquaz a denunciar supostos ou reais erros de arbitragem a favor dos outros?", perguntou Miguel Sousa Tavares, realçando que gostaria de saber as razões para o silêncio deste organismo do emblema de Alvalade.

"Ah, porque estão tão calados que se tornam ensurdecedores?", questionou o escritor, em declarações num artigo de opinião que assina nas páginas do jornal Record, onde criticou as arbitragens e referiu que "na AF Lisboa joga-se 13 contra 10".

Assim, "a tal 'onda verde', de que tanto falam, já vai em seis pontos à conta da arbitragem", declarou Miguel Sousa Tavares, certo de que o leão tem margem "o suficiente para uma folga de segurança de um candidato ao título".

No mesmo artigo, o escritor criticou a arbitragem do clássico entre o FC Porto e o Benfica, que as águias venceram, lamentando várias decisões tomadas quer pelo juiz da Associação de Futebol de Braga João Pinheiro, em campo, quer por Artur Soares Dias, que estava no VAR e pertence à Associação de Futebol do Porto.

Com estes reparos, Miguel Sousa Tavares junta-se assim a outros portistas que, nos últimos dias, têm vindo a fazer reparos às arbitragens, dando conta, nomeadamente, que estão contra as contas da classificação que deixam o Sporting em primeiro lugar.

Recorde-se que já o ex-capitão do FC Porto tinha falado que "o Sporting está em primeiro com quatro pontos oferecidos pela arbitragem".

Para o antigo candidato à presidência do FC Porto a tabela deveria ter outra disposição também. Mas para José Fernando Rio há uma "subserviência da arbitragem portuguesa ao Benfica" que é, aos seus olhos, "doentia".

Perante as arbitragens ao longo da época, recorde-se, o FC Porto já fez saber através de um comunicado que quer uma reunião com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, entidade tutelada por Fontelas Gomes.

Nos últimos dias, além das críticas à arbitragem do clássico que os dragões perderam na Luz, a turma azul e branca também criticou as arbitragens nos jogos do Sporting.

"O Sporting voltou a beneficiar de más decisões dos árbitros para vencer em Faro", lamentaram os portistas, em mensagem deixada na newsletter oficial Dragões Diários.