Portugal
"Nem Sherlock Holmes descobria a verdade e a mentira de Vieira e Pinto da Costa"
2022-10-04 12:55:00
"Nem Sherlock Holmes nem Hercule Poirot nem ninguém", diz deputado que é adepto do Sporting

Afinal quem diz o quê entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa no caso da justiça do Porto? No livro "A Verdade de Vieira", o antigo presidente do Benfica citou o líder dos azuis e brancos, realçando que em conversa com Pinto da Costa este lhe garantiu que se Luís Filipe Vieira estivesse no Porto na altura em que foi detido, nada lhe aconteceria.

"Ainda há pouco tempo me disse: ‘Garanto-te que tu no FC Porto nunca eras detido’", citou o antigo presidente do Benfica Luís Filipe Vieira no livro lançado há poucas semanas, onde fala, entre outras coisas, de uma "grande relação" que mantém com o líder dos azuis e brancos Pinto da Costa.

Para o deputado e adepto do Sporting André Pinotes Batista, que esteve presente na audiência parlamentar de Luís Filipe Vieira, meses antes do dirigente ser detido, e lhe gabou agora a "memória prodigiosa" que tem no livro que não teve na Assembleia da República, nem os mais conceituados detetives da literatura teriam capacidade para perceber quem está a falar a verdade.

"Nem o Sherlock Holmes iria descobrir a verdade e a mentira destes dois senhores. Nem Sherlock Holmes nem [Hercule] Poirot nem ninguém ia descobrir a verdade destes dois senhores", disse o deputado André Pinotes Batista, em declarações na CMTV.

É que Pinto da Costa quando confrontado com a citação feita por Luís Filipe Vieira negou e desmentiu que tivesse dito isso ao antigo presidente do Benfica.

"Não é verdadeira, nem eu podia dizer. Não é uma coisa que penso, a justiça não é por cidade ou regiões. Óbvio que nunca disse isso e é fácil de demonstrar", assegurou o presidente do FC Porto, em declarações aos jornalistas à margem de uma homenagem que foi alvo na Associação de Futebol do Porto poucos dias depois de o livro de Luís Filipe Vieira ter sido lançado publicamente.

O antigo presidente das águias tem estado particularmente ativo com declarações e entrevistas no canal de televisão do grupo Cofina, tendo si aí lançados alguns excertos do livro "A Verdade de Vieira".

A obra foi escrita já depois de Luís Filipe Vieira ter sido colocado em liberdade, depois da detenção de que foi alvo em julho de 2021, ainda era então presidente das águias.

Após a detenção, na qual passou algumas noites e dias sob custódia policial, Luís Filipe Vieira demitiu-se da presidência do Benfica a 15 de julho de 2021. Luís Filipe Vieira foi constituído arguido na operação Cartão Vermelho.