Portugal
"Nem o Conselho de Arbitragem já acredita nos nossos árbitros"
2023-03-07 09:55:00
"O Sporting já perdeu campeonatos com golos com a mão. E andamos sistematicamente nisto", refere ex-jogador leonino

O antigo jogador de futebol Fernando Mendes admite que é necessário repensar a arbitragem nacional e lembra que a decisão de ir buscar árbitros a Chipre para apitar partidas das Ligas profissionais portuguesas é o reflexo daquilo que o organismo liderado por Fontelas Gomes pensa a respeito do quadro de árbitros nacionais existentes atualmente.

"Nem o Conselho de Arbitragem já acredita nos nossos árbitros", atira Fernando Mendes, certo de que esta ideia é sustentada na chegada dos árbitros de Chipre. "Vejam esta coisa fantástica na jornada da II Liga. Chipre. Quem foram buscar? Dois árbitros do Chipre que é um futebol que tem uma dimensão tremenda", referiu Fernando Mendes.

Em declarações na CMTV, o antigo jogador de futebol, que representou vários clubes nacionais, como Benfica, FC Porto e Sporting, entre outros, sublinha que, em Portugal, os adeptos assistem a "caldeiradas todos os dias".

"E o nosso Conselho de Arbitragem tem a excelente ideia de ir buscar dois sujeitos ao Chipre para apitar jogos nossos", lamentou o antigo jogador de futebol, aproveitando para velar críticas e reparos às arbitragens, defendendo, por conseguinte, que, enquanto adepto do Sporting, tem assistido a decisões polémicas dos árbitros.

"O Sporting já perdeu campeonatos com golos com a mão. Golos com a mão. E andamos sistematicamente nisto", concluiu Fernando Mendes, esperando que as arbitragens possam sofrer uma melhoria, na sua ótica.

A ronda anterior da II Liga, recorde-se, contou com a presença pouco comum de árbitros de Chipre. Konstantinos Fellas dirigiu a partida entre Moreirense e Trofense, tendo sido auxiliado por Stefanos Anastasiou e Giorgos Charalampos, que foram os assistentes da partida.

Por outro lado, Andreas Argyrou teve a responsabilidade de ser o árbitro do duelo entre a equipa do Académico de Viseu e o Estrela da Amadora. Neste duelo, Eraklis Komodromos e Giorgios Kontemeniotis foram os auxiliares do árbitro.

"Não se pode colocar em causa a honorabilidade dos árbitros"

A respeito do clima que se vive na arbitragem nacional, Luciano Gonçalves, líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), disse já que os árbitros entendem os reparos mas não admitem que os dirigentes ultrapassem as marcas com críticas.

"Nada tem que ver com Pinto da Costa, Rui Costa, Varandas ou Salvador. Tem que ver com o que, em nosso entender, coloca em causa a seriedade e a idoneidade dos árbitros, não tem que ver com A , B ou C. Nas últimas três jornadas houve situações com três clubes diferentes e não somos indiferentes em relação a isso. Quando se ultrapassam das marcas e se lança algum tipo de suspeita não podemos pactuar com isso. Aí enviamos comunicação para o Conselho de Disciplina e o Conselho de Disciplina que entenda o que deve decidir. Aceitamos as críticas, mas não se pode colocar em causa a honorabilidade dos árbitros", afirmou Luciano Gonçalves, em declarações nas Jornadas Anuais da Liga.