O Benfica avisou os sócios e adeptos que eventualmente queiram deslocar-se a Guimarães na próxima jornada, no sábado, para assistirem ao jogo contra o Vitória de que o clube vimaranense não autoriza "adereços ou peças de vestuário" alusivas aos encarnados na bancada poente do Estádio D. Afonso Henriques. "O Vitória SC não permite a entrada de adereços ou peças de vestuário alusivos ao SL Benfica, por motivos de segurança, na bancada onde os bilhetes de Categoria 1 estão localizados".
O Benfica faz essa referência aos adeptos isto numa altura em que muito se tem falado e comentado a respeito da convivência numa mesma bancada entre adeptos nos estádios de futebol. O Governo já prometeu tomar medidas, depois do episódio de Famalicão, em que uma criança do Benfica foi obrigada a assistir ao jogo sem camisola, e depois de na Amoreira um adepto do FC Porto, com uma criança ao colo, ter sido afastado da zona onde estava a assistir ao jogo junto de adeptos do Estoril, entretanto sancionados pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).
A propósito da temática de adereços de clubes visitantes em bancadas onde estão adeptos do clube da casa, Luís Cirilo, antigo dirigente do Vitória e ex-Governador Civil de Braga, diz que a direção do clube vitoriano, enquanto promotora do evento, "faz muito bem" ao tomar esta atitude.
"O Vitória não permite e faz muito bem. Espera-se que não apareçam agora pais irresponsáveis com os filhos a vestirem camisolas do clube visitante porque ficam à porta", avisou o antigo dirigente do Vitória, certo de que não ocorrerá na cidade-berço a "pantominice" anteriormente verificada.
"Não vai haver reedição de uma triste pantominice já conhecida. Por mais que isso agradasse a quem vive desses fatores pseudo motivacionais", acrescenta o antigo governador civil do distrito de Braga, em mensagem deixada nas suas redes sociais.
Para Luís Cirilo, isto ficará evidente "seja a Comunicação Social, sejam adeptos com propensão para a palhaçada, sejam jogadores que gostam de tirar a camisola quando não há risco de cartão amarelo e em solidariedade com disparates de adeptos do próprio clube."
O Benfica chega a Guimarães na liderança isolada do campeonato e tem mais cinco pontos de vantagem relativamente aos atuais campeões nacionais, o FC Porto, e mais 11 que o Sporting.
Mais próximo do Benfica está o SC Braga. Os rivais do Vitória podem beneficiar de um bom resultado na próxima ronda do vizinho vimaranense.
Todavia, a tarefa para os comandados por Artur Jorge também não se antevê fácil, dado que os bracarenses defrontam na próxima ronda o FC Porto.