Portugal
"Não sou muito comercial ou de aparecer em termos daquela 'boniteza'"
2020-10-30 16:55:00
Petit lamenta o rótulo de treinador com "raça"

Petit lamenta que apesar dos anos que já leva em várias equipas da I Liga como treinador principal ainda lhe coloquem o rótulo de treinador de "raça" nas suas equipas e não olhem em detalhe para aquilo que as suas formações vão mostrando dentro de campo.

"Acho que há um pouco essa ideia da parte das pessoas. Não sou muito comercial, não sou muito de aparecer em termos daquela 'boniteza'", confirmou Petit.

Em conferência de imprensa, o treinador do Belenenses SAD, que enquanto jogador foi médio, diz que para muita gente ainda é encarado com as mesmas características que era enquanto futebolista.

"Há quem pense que sou, como treinador, o que fui como jogador, mas isso é totalmente errado. Como jogador tinha qualidade para jogar ao mais alto nível, por isso é que joguei em grandes clubes e na Seleção Nacional. Não era só raça, mas na minha posição tinha de ter essa raça", salientou Petit.

O técnico do Belenenses SAD realça ainda que quando chega a um clube tenta perceber a realidade e o momento para depois explicar aos jogadores as suas ideias e o sistema de jogo.

"Quando chego a uma equipa avalio os jogadores que tenho, em termos defensivos e ofensivos, e proponho-lhes uma ideia. Aqui, a minha ideia é jogar com três centrais, ter dois alas a darem largura, dois médios e três jogadores na frente com muita mobilidade. É o que tenho feito, mas é normal que isso não seja valorizado porque, como disse, talvez não seja muito comercial."

Petit explicou ainda que não se preocupa muito com o que dizem dele mas reconhece que se for elogiado pelos jogadores, como foi durante esta semana, isso lhe cai bem.

"Não tenho nada contra os meus companheiros de profissão, que são mais valorizados do que eu, mas o que me deixa orgulhoso é saber que os meus jogadores falam bem de mim", destacou.

Petit explicou ainda que já na época passada acabou por surpreender o plantel do Belenenses SAD quando assumiu a equipa a meio da temporada.

"No ano passado, quando cheguei, os jogadores tinham uma ideia completamente errada sobre mim e depois aperceberam-se disso", referiu o técnico dos azuis.

O Belenenses SAD é 15.º classificado, com cinco pontos, e recebe nesta jornada o Farense, que está na 18.ª e última posição, com apenas um ponto.

O duelo terá lugar no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, a partir das 15h30, com arbitragem de Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga.