Portugal
"Não sou de elite mas trabalho para isso. Se não mantiver este ritmo posso cair"
2021-05-31 14:45:00
Internacional português é jovem mas 'maduro' no pensamento

Nuno Mendes é uma das grandes esperanças da Seleção Nacional para o Euro2020. Campeão nacional pelo Sporting, o esquerdino revelou-se de leão ao peito e protagonizou uma temporada de alto nível ao ponto de ter muitos e endinheirados clubes 'à perna'. O internacional português reconhece o bom momento mas assume ter os pés "bem assentes na terra".

"Trabalhei muito para estar aqui, fiz um grande sacrifício. Há que ter os pés assentes no chão, trabalhar todos os dias e dar continuidade. Posso estar aqui hoje e se não mantiver este ritmo posso cair", admite Nuno Mendes, de 18 anos, certo de que ainda não é o jogador que espera e sonha ser. "Tenho de melhorar muita coisa, não sou o jogador perfeito, longe disso. Ainda sou jovem, tenho de aprender", assumiu o internacional português, realçando que não se considera um jogador de elite.

"Não sou de elite, mas trabalho para isso", referiu o camisola 5 verde e branco, que salientou que tem esta forma de pensar o futebol. "A partir dos juniores percebi que tinha de fazer as coisas com mais rigor e estou a ser recompensado agora".

Dividindo méritos com os colegas de plantel, Nuno Mendes diz que tudo é também fruto do seu trabalho e dos colegas que o têm "ajudado muito". "Gosto de aprender, de ouvir. É importante".

Jovem na idade, 'maduro' no pensamento, Nuno Mendes salienta que "os mais velhos ajudam muito" e destaca quem gosta de ouvir no balneário do Sporting. "O [Luís] Neto, Seba [Coates], Adán, Feddal..."

Se Nuno Mendes foi uma das figuras de destaque dentro de campo na época verde e branca, no banco foi Rúben Amorim. E para o treinador que o lançou e nele acreditou, Nuno Mendes diz não ter mais adjetivos.

"Amorim uniu os sportinguistas, os adeptos, foi importante. Ajudou a equipa e o Sporting, foi gratificante", reconheceu o camisola 5, campeão nacional na última época em Alvalade.

Hoje, Nuno Mendes é uma das figuras do Sporting, clube ao qual está ligado desde há vários anos. A chegada ao universo verde e branco foi no mínimo curiosa, segundo admite e conta.

Nuno Mendes explica que um olheiro do Sporting o procurou em casa. Mas como estava sozinho, quando bateram à porta, com medo, até se socrreu de um elemento para sua defesa.

"É uma história engraçada, estava na escola e quando saí ele estava à espera, estava sozinho, bateu à porta e tive de pegar uma faca", disse, em jeito de humor, em declarações na RTP 3.

O jovem internacional português, lançado recentemente por Fernando Santos, tem contrato com o emblema de Alvalade até junho de 2025. O esquerdino está blindado com uma cláusula de rescisão fixada nos 70 milhões de euros.