Portugal
"Não sei se há sistema mas Sporting é perseguido. Favorecem FC Porto e Benfica"
2020-10-19 12:40:00
Dias da Cunha não sabe se isto é o "sistema" mas diz que existe um ambiente "contra o Sporting" na arbitragem

Dias da Cunha, antigo presidente do Sporting, está desagradado com a arbitragem do clássico de Alvalade e aponta críticas aos rivais leoninos por terem suposta influência neste setor.

"Enquanto as arbitragens de um modo geral favorecem o FC Porto e o Benfica o Sporting é perseguido pelas arbitragens", afirmou Dias da Cunha, em declarações na Antena 1.

O ex-presidente dos leões, que ficou célebre por ter criado a expressão do 'sistema', que entrou no léxico do futebol português, admite que olha para o estado das cosias e não sabe se isto é, ou não, o dito sistema mas assegura que as arbitragens têm prejudicado o clube de Alvalade.

"Se é sistema ou o que é... o nome sistema fui eu que o criei. Não sei avaliar se há sistema mas o Sporting é perseguido", criticou Dias da Cunha, nas declarações à rádio pública.

Depois das críticas de Frederico Varandas, agora é Dias da Cunha a sair a público para mostrar a sua perplexidade com a atuação de Luís Godinho, no último sábado, no embate frente ao FC Porto.

"O árbitro não tem dúvida nenhuma, marca e depois vai ouvir? Não coloca em causa as imagens, as repetições. É inacreditável não marcar o penálti", lamentou Dias da Cunha.

O ex-presidente do Sporting entende que o Sporting está no meio de um clima que em nada lhe é favorável e faz críticas veladas aos rivais leoninos.

"Está criado um ambiente na arbitragem contra o Sporting. E não é deste ano. Já vem de trás", denuncia Dias da Cunha, apontando baterias sobretudo ao Benfica.

"O Benfica, principalmente, mas o FC Porto também tem arbitragens a seu favor. Aquilo que me dá para perceber é que a primeira influência é do Benfica", disse o último presidente a ser campeão em Alvalade.

No passado sábado, nos descontos da primeira parte, aos 45+2 minutos, com o FC Porto a ganhar por 2-1, o árbitro Luís Godinho assinalou penálti a favor do Sporting e expulsou Zaidu, com segundo amarelo, por ter considerado que este fez falta na área sobre Pedro Gonçalves, mas, alertado pelo VAR, foi ver as imagens e reverteu a decisão.

O encontro acabou por terminar empatado, já que, aos 87 minutos, o Sporting marcou um segundo golo, por intermédio do argentino Luciano Vietto.