Portugal
“Não sei se eles têm coragem para fazer isto: cada macaco no seu galho”
2022-07-21 14:45:00
Mendes critica intervenção das claques na gestão dos clubes e espera “coragem” de Pinto da Costa 

A reação de Fernando Madureira à iminente saída de Francisco Conceição gerou ondas de choque no FC Porto. O líder da claque portista apontou o dedo ao treinador, nas redes sociais, provocando desconforto e um turbilhão, no seio da família portista. 

“Filho meu nunca jogaria no Benfica! Filho meu nunca prejudicaria o Porto! Se o FC Porto anda há quase um ano a querer renovar com o filho do treinador, a culpa é de quem?", perguntou Fernando Madureira, sugerindo que Sérgio Conceição também seria culpado pela não renovação do contrato do internacional sub-21. 

Num comentário a este caso, Fernando Mendes, antigo futebolista do FC Porto, considera que o assunto “não pode ser minimizado” e fala mesmo em “ataque bárbaro” a Sérgio Conceição. 

“Trabalhei com Sérgio Conceição. E por muito que se tente minimizar o que se passou, aquilo foi um ataque feio que o Fernando Madureira fez ao Conceição. Não vamos estar a minimizar uma coisa que, na minha opinião, é grave. Sobretudo perante uma pessoa que tem dado tudo ao FC Porto”, afirmou Mendes, na CMTV. 

“Fernando Madureira tem direito a dizer tudo o que quiser. Agora, que foi um ataque bárbaro a Sérgio Conceição isso foi. Ele está a sugerir que o Sérgio Conceição fez força, se calhar, para o filho não ter renovado com o FC Porto. Não é preciso ser muito inteligente para entender isto”, insistiu. 

Para Fernando Mendes, o modo como o líder dos Super Dragões reagiu à saída de Francisco Conceição não se justifica e extravaza o papel de um responsável máximo de uma claque. “Isto é feio, não se faz”, salienta. 

Porém, as críticas não se circunscrevem à claque portista: “Eu sou a favor das claques, mas no seu devido lugar. E não estou a falar apenas do Fernando Madureira. Estou a falar de outros, que se metem em assuntos de gestão dos clubes. Isso incomoda-me".  

“Sou a favor das claques. Vão para o estádio, apoiem a equipa. Agora, fazerem um ataque ao Sérgio Conceição? Claro que fico chateado. Eu, no lugar do Sérgio Conceição, ficaria chateado”, diz ainda. 

"Não é a primeira vez que Madureira ataca Conceição”

E Fernando Mendes lembra que esta “não é a primeira vez que Fernando Madureira ataca Conceição”. “Isto não se faz. Ele tem direito de dizer o que quiser, mas tem de ser comedido perante esta pessoa. Se o FC Porto conseguiu o que conseguiu nos últimos cinco anos, deve-o a Sérgio Conceição”, elogia o ex-futebolista.  

Mendes acredita que presidente e treinador saberão ‘enterrar o machado de guerra’. E que o assunto vai ser ultrapassado. Mas o ex-defesa espera que haja “coragem” para impedir interferências das claques nas gestões dos clubes. 

“Pinto da Costa e Sérgio Conceição são amigos. Eles vão falar e as coisas resolvem-se. Agora, há uma coisa importante. E não sei se eles têm coragem para fazer isto: cada macaco no seu galho. E não é por causa de Fernando Madureira. Até o conheço e falei com ele, quando eu era jogador do FC Porto. Não tenho nada contra o Fernando Madureira. Zero. Agora, acho que cada pessoa tem de saber qual é o seu lugar. Não aligeirem esta situação”, defende ainda o comentador da estação do grupo Cofina.  

Sobre a saída da Francisco Conceição, o ex-futebolista (adepto do Sporting) é pragmático: “O FC Porto ganha cinco milhões de euros. Francisco Conceição saiu do Sporting, clube que não ganhou nada, e agora o FC Porto ganha cinco milhões”. 

O Ajax deverá pagar a cláusula de rescisão de Francisco Conceição, estabelecida naquele valor. A oficialização da transferência ainda não foi feita, mas o avançado estará mesmo de saída. 

Tags: