Portugal
“Não se consegue preparar um estádio numa semana para ter VAR”, afirma Capela
2020-04-23 15:25:00
Ex-árbitro fala num desafio difícil para os intervenientes do futebol

O antigo árbitro, João Capela, falou sobre a possibilidade da região do Algarve acolher as últimas dez jornadas do campeonato português.

Em declarações à Rádio Renascença, o ex-árbitro de 44 anos indica que é difícil preparar num curto espaço de tempo a tecnologia referente ao videoárbitro.

“Não é fácil e não se consegue preparar um estádio numa semana para ter toda a tecnologia implementada em Portugal”, afirmou João Capela.

No entanto, o antigo árbitro assegura que a comunicação entre os diferentes intervenientes não está posta em causa.

“A tecnologia é toda integrada, por isso, é possível criar uma sala diferente, em que é possível ter o operador numa sala, o VAR noutra. Obviamente que tem algumas questões tecnológicas a resolver, mas é só uma questão de comunicação”, apontou.

O ex-árbitro também comenta como será as relações institucionais com os diferentes clubes, numa fase em que o campeonato entra na fase final.

Para João Capela, esta pausa causada pela pandemia da Covid-19 pode potenciar os agentes a relacionarem-se melhor para o “objetivo comum”, destacando que o desafio não é só desportivo, mas também social.

“A tranquilidade na fase final do campeonato não tem a ver com o estarmos mais próximos, ou não, em termos sociais. Mas o facto, a confirmar-se, de se concentrar os agentes desportivos numa só região pode favorecer o relacionamento, na sequência da pandemia”, indicou.

A Liga Portugal já traçou um plano que prevê o regresso dos campeonatos no final de maio

Uma ideia que segue as diretrizes da UEFA, que recomendou às federações que decidam as competições dentro de campo.