Portugal
"Não precisamos de 23 minutos de compensação para dar a volta ao resultado"
2023-11-15 16:30:00
"O terceiro classificado tem pontos somados de quando havia generosidade nos tempos de compensação", diz Leonor Pinhão

O campeonato nacional tem sido marcado por períodos de desconto mediáticos, uns pelo resultado que acabam por gerar, outros pelo alongar no tempo que tem acontecido. O período de descontos mais recente que tem motivado vários comentários ocorreu no Estádio da Luz no clássico entre Benfica e Sporting.

O leão entrou a vencer nessa altura e tudo parecia encaminhar-se para a vitória dos leões. Contudo, o Benfica empatou a partida por João Neves e, entre festejos e recomeço da partida, o árbitro Artur Soares Dias deixou o jogo alongar mais algum tempo para lá dos seis minutos que tinha dado inicialmente de tempo de descontos. 

E foi aí que o Benfica marcou por Tengsted o golo da vitória sobre o Sporting, algo que tem motivado críticas ao árbitro do encontro numa I Liga em que, por exemplo, no Estádio do Dragão, o jogo prolongou-se para lá dos 20 minutos de tempo de descontos numa partida contra o Arouca, na qual os arouquenses estiveram a vencer mas viram o FC Porto empatar no período de compensação.

Isto aconteceu já depois de o árbitro Miguel Nogueira ter o jogo parado nos descontos para tomar decisões com o VAR e ter mesmo recorrido a um telefone no sistema de VAR para falar com a Cidade do Futebol.

E foi esse mesmo jogo que Leonor Pinhão na Benfica TV fez questão de lembrar para rebater as críticas que têm sido feitas ao árbitro Artur Soares Dias e à forma como o Benfica conseguiu vencer com golos nos descontos frente ao Sporting.

"Não precisamos de 23 minutos de tempo de compensação para dar a volta ao resultado", respondeu a conhecida sócia do Benfica, no canal do clube, lembrando que o "terceiro classificado" tem no campeonato "alguns pontos somados" fruto de uma fase em que existia "uma indicação para grande generosidade nos tempos de compensação".

"O terceiro classificado do campeonato, o FC Porto, tem alguns pontos somados numa altura em que no campeonato nacional, nas primeiras jornadas, havia uma indicação para grande generosidade nos tempos de compensação", recordou Leonor Pinhão.

Por conseguinte, esta recordou que "o FC Porto ganhou um jogo ou empatou aos 23 minutos e tem mais uma quantidade de pontos assegurada com tempos de compensação, desta coisa que durou duas ou três jornadas e deixou de existir".

Além disso, Leonor Pinhão lembrou que, tal como Ángel Di María falou, "os clássicos ganham-se e foi isso que o Benfica fez". "Eu não compro nada a ideia de que o Sporting fez uma exibição extraordinária na Luz e que foi muito infeliz", comentou.

"Depois que ficou reduzido, o Sporting não criou mais nada, defendeu-se bem, sem dúvida, defendeu-se muito bem e fez 40 minutos de belo trabalho defensivo. Depois vieram os olés e acordaram a 'besta' e foi o que aconteceu".