Portugal
"Não pode valer tudo para afastar o Benfica do título"
2024-03-12 09:45:00
"Enquanto que o Benfica foi prejudicado, em Arouca, o Sporting voltou a ser beneficiado", diz benfiquista Mauro Xavier

A luta pelo título continua intensa e ao rubro e sobram críticas encarnadas em relação ao trabalho de Manuel Oliveira, árbitro da Associação de Futebol do Porto, que mesmo depois de ser chamado ao monitor para ver um lance entre o estorilista Mangala e o benfiquista Marcos Leonardo, entendeu que não houve motivo para assinalar penálti.

De resto, o árbitro portuense falou para o estádio através do sistema sonoro da Luz, apenas revelando a sua decisão, não se justificando ou apresentando as razões para tomar essa decisão.

Mauro Xavier diz que "não pode valer tudo para afastar o Benfica do título"

Mauro Xavier, gestor e conhecido sócio do Benfica, critica a arbitragem de Manuel Oliveira e também este tipo de utilização da divulgação no estádio da decisão. Para Mauro Xavier fica curto o recurso à tecnologia deste modo, pois este gostaria que o árbitro tivesse explicado o porquê de tomar aquela decisão.

"Convém assegurar que as inovações se tratam de verdadeiras melhorias e não apenas operações cosméticas que visam legitimar injustiças", observou Mauro Xavier, em declarações ao Record.

"Se o árbitro não utiliza o áudio para justificar a sua decisão qual a utilidade deste sistema?", questionou o conhecido associado do emblema encarnado.

Perante isto e também por conta do jogo do Sporting em Arouca, Mauro Xavier diz que as arbitragens estiveram em foco na última ronda do campeonato nacional português.

"Enquanto que o Benfica foi prejudicado, em Arouca, o Sporting voltou a ser beneficiado, com o árbitro a não assinalar um penálti para a equipa da casa, que poderia assim ter empatado o marcador", admitiu Mauro Xavier.

De resto, o benfiquista deixou um aviso. "Com poucas jornadas por disputar, não pode passar a valer tudo para afastar o Benfica do título".

"Enquanto que o Benfica foi prejudicado, em Arouca, o Sporting voltou a ser beneficiado, com o árbitro a não assinalar um penálti para a equipa da casa, que poderia assim ter empatado o marcador"

O Benfica tem menos um ponto que o Sporting, que é líder do campeonato, e tem menos um jogo realizado. Aliás, a formação de Alvalade é tida como um "rolo compressor" ainda que a margem de vantagem seja reduzida nesta fase.

Importa esclarecer que, apesar do jogo em atraso que o Sporting tem, leões e águias ainda se vão defrontar em Alvalade para o campeonato nacional, naquele que poderá ser o jogo do título.

Mais atrasado em relação aos rivais de Lisboa está o FC Porto que também terá de defrontar o Sporting até ao fecho do campeonato. O leão visitará em breve o Estádio do Dragão.