Portugal
"Não me recordo de um jogo em que Pinto da Costa não estivesse presente"
Redação
2021-04-01 14:45:00
"Depois destas críticas ao Sérgio Conceição, acho que é uma forma dele se juntar ainda mais ao treinador"

O presidente do FC Porto tem aparecido por diversas ocasiões nas últimas semanas e há quem interprete as aparições do líder azul e branco como uma espécie de 'marcar de posição' agora que o campeonato entra na reta final e decisiva.

Recentemente, o líder dos dragões explicou que mesmo no contexto da pandemia tem procurado estar junto do plantel às ordens de Sérgio Conceição e mesmo em relação às restantes equipas azuis e brancas.

"Não vou deixar de viver por ter medo de morrer, senão não morro mas também não vivo que é a mesma coisa", afirmou Pinto da Costa, assegurando que cumpre todas as normas que são recomendadas pelas autoridades de saúde para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus.

Para Fernando Mendes, antigo jogador do FC Porto, o presidente dos dragões aparece quando é preciso e por isso não se mostra admirado com as presenças frequentes de Pinto da Costa no espaço público a defender o grupo de trabalho.

"Pinto da Costa aparece quando a equipa precisa dele. Não me recordo de uma viagem ou de um jogo em que não estivesse presente", salientou o ex-futebolista, que puxou pela memória e recordou os tempos que serviu o FC Porto para realçar como a presença do presidente tem impacto no balneário mas também fora dele.

"Estive três anos no FC Porto, vi quatro ou cinco vezes o presidente no balneário, sobretudo no começo da época a dar as boas-vindas. Nas alturas em que era preciso aí estava ele a impor o respeitinho. Quando ele entrava no balneário todos baixavam a cabeça. É uma pessoa fantástica", comentou Fernando Mendes, na CMTV.

O ex-atleta dos dragões lembra que o emblema da Invicta ainda tem duas competições em aberto e por isso não estranha que Pinto da Costa esteja particularmente ativo em comentários nas últimas semanas.

De resto, Fernando Mendes nota que as aparições de Pinto da Costa podem ter ainda uma outra leitura, no sentido de defender Sérgio Conceição que tem estado sob forte contestação após os desacatos de Portimão com Paulo Sérgio, treinador do Portimonense.

"O FC Porto está na luta pelo título, está na Liga dos Campeões e acho que, depois destas críticas ao Sérgio Conceição, acho que é uma forma dele se juntar ainda mais a ele [Sérgio Conceição] e mostrar que está com a equipa e com o treinador".

Sobre esta situação, até agora, só é conhecida uma reação por parte de Sérgio Conceição. Logo depois do final da partida de Portimão, o técnico portista falou sobre o sucedido.

Além de lamentar o caso, Sérgio Conceição destacou que isto "são coisas de quem vive de forma apaixonada, às vezes exagerada, o futebol. O que se passa ali fica ali. Sinceramente, não há mais nada, não há que alimentar isso", disse Sérgio Conceição.