O Benfica está a contas com a justiça no âmbito do Caso dos Emails. O processo pode levar a SAD encarnada à barra dos tribunais. E se a SAD for condenada, o clube pode sofrer consequências desportivas.
Através de comunicado, o Sporting já avisou que estará atento aos desenvolvimentos e a "acompanhar de perto a evolução do processo judicial em causa, colaborando ativamente com as autoridades competentes para que os responsáveis sejam punidos e este tipo de comportamentos erradicados de vez do desporto nacional".
Paulo Andrade recorda Apito Dourado ao falar do Caso dos Emails
Paulo Andrade, antigo dirigente do Sporting, está na expectativa para saber o que resultará do chamado Caso dos Emails. O sportinguista recorda que, no passado, no âmbito do processo Apito Dourado, muito se falou, mas "não houve consequências nenhumas" para o FC Porto.
“Com os factos que todos nós ouvimos das escutas, os tribunais seguiram o seu caminho e decidiram o que decidiram. Na justiça desportiva não houve consequências nenhumas práticas para o FC Porto tendo nós ouvido o que ouvimos”, comentou Paulo Andrade, em declarações na CMTV, onde era debatido o Caso dos Emails.
O antigo dirigente do Sporting realçou que a marca Benfica é "afetada" com as notícias que têm sido transmitidas na sequência das revelações do Ministério Público. E antecipa dificuldades para o clube da Luz cativar patrocinadores, caso venha a ser condenado neste processo.
Na base do Caso dos Emails, recorde-se, o Ministério Público tem os resultados dos jogos do Benfica contra o Vitória de Setúbal, entre 2016 e 2019, sob suspeita.
Este organismo da estrutura judicial crê que o Benfica, na era Luís Filipe Vieira, alegadamente, montou um esquema para apoiar financeiramente o Vitória de Setúbal com contratos de jogadores que depois ou tinham poucos ou nenhuns minutos de águia ao peito.
"Estão esquecidas do que se passou no Apito Dourado"
Se a Benfica, SAD for condenada em tribunal, as instâncias desportivas podem abrir penas ao clube da Luz no âmbito desportivo. Este cenário está a preocupar alguns benfiquistas, entre os quais o ex-vice-presidente José Manuel Capristano que já recordou os tempos do Apito Dourado.
"As pessoas estão esquecidas do que se passou em Portugal no passado recente, estão esquecidas do que se passou no Apito Dourado e foi tudo absolvido. Estamos a brincar com isto tudo. Este país é uma brincadeira. Não há respeito por ninguém, nem por nada, nem por instituições", reagiu José Manuel Capristano, na Antena 1, há poucos dias atrás.