Portugal
"Não fazem uma sondagem à Casa do Benfica de Paredes?"
2023-10-13 13:10:00
"Isso é que era giro e dava esperança", diz Pinto da Costa sobre eleições no FC Porto

Pinto da Costa não está preocupado com eventuais movimentações para as eleições do FC Porto, a realizar no próximo ano. "A mim? Absolutamente nenhuma. Sabemos que há jornais e televisões que estão interessadas que eu saia, mas isso não é de agora, é de há muito tempo. Desde 1987, tenho 1530 dias como presidente e houve muitos órgãos de comunicação...", comentou o dirigente.

O presidente dos dragões até aconselha alguns órgãos de comunicação social a fazerem sondagens nas casas do Benfica no Norte, nomeadamente em Paredes. "O que me interessa é o FC Porto e até acho graça quando vejo sondagens no Alentejo. Até tenho uma sugestão: porque não fazem uma sondagem à Casa do Benfica de Paredes, que é uma das principais aqui do Norte?"

Para Pinto da Costa "isso é que era giro e dava esperança". "Mas eles há muito tempo que me querem ver longe, mas têm de esperar sentados, senão criam raízes", avisou o presidente do FC Porto.

Em declarações à margem da apresentação do relatório e contas relativo a 2022/23, exercício no qual a SAD portista fechou com um prejuízo de 47,6 milhões de euros, Pinto da Costa sustentou ainda que não está preocupado com a possibilidade de André Villas-Boas se candidatar à presidência do FC Porto.

"Não me incomoda. Cada um é livre de fazer. O que me preocupa é que o FC Porto ande para a frente e ter a notícia, como tive ontem, que um organismo internacional da FIFA põe o FC Porto em quarto lugar entre os melhores clubes do Mundo", salientou Pinto da Costa, mostrando-se satisfeito.

"Isso é que me dá tranquilidade. O saber que temos os projetos que ambicionávamos há muito em fase já de realização, isso é que me interessa. O resto...", abordou Pinto da Costa, aproveitando para criticar o castigo aplicado ao FC Porto de um jogo à porta fechada, no Dragão, por causa do comportamento de adeptos no jogo entre Moreirense e FC Porto.

"O Sporting foi castigado com uma multa, nós levámos um jogo de interdição"

Como tal, Pinto da Costa deu o exemplo de um castigo aplicado ao Sporting por causa do comportamento dos adeptos leoninos na final da Taça da Liga.

"O Sporting, na final da Taça da Liga da época anterior, teve um grupo de dez indivíduos a mandar foguetas e tochas para cima das pessoas e foi castigado com uma multa", referiu Pinto da Costa, dizendo que, na altura, "houve feridos, intencionalidade de atirarem e foi punido com uma multa".

Por outro lado, o FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada. "Nós, porque o indivíduo atirou um foguete ou qualquer coisa, levámos um jogo de interdição. Isto é que me preocupa. É a injustiça e desigualdade de tratamento que é dado os clubes conforme de onde são", criticou Pinto da Costa.